Notícias

You are here:

Exportações de bens sobem 31% e importações crescem 39% no 2.º trimestre

As exportações de bens aumentaram 31,2% e as importações subiram 39,4% no segundo trimestre deste ano face ao mesmo período de 2021, segundo a estimativa rápida divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Comparando com o segundo trimestre de 2020, registaram-se acréscimos de 95,5% nas exportações e de 108,3% nas importações, acrescenta.

Já face ao segundo trimestre de 2019, período pré-pandemia, os aumentos foram de 35,1% e de 36,8% nas exportações e importações, respetivamente.

No primeiro trimestre de 2022, as taxas de variação homóloga foram de +18,0% nas exportações e de +36,8% nas importações.

Consumidores

Ainda segundo INE, o indicador de confiança dos consumidores aumentou em julho, após ter diminuído no mês anterior, e o indicador de clima econômico subiu, depois de ter diminuído em maio e junho, mas mantendo-se abaixo do pico de fevereiro.

De acordo com os ‘Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores” hoje divulgados pelo INE, “o indicador de confiança dos consumidores aumentou em julho, após ter diminuído no mês anterior, mantendo-se num patamar relativamente estável desde a segunda queda mais intensa da série registada em março, só superada pela de abril de 2020 no início da pandemia”.

Quanto ao indicador de clima econômico, “aumentou em julho, depois de ter diminuído em maio e junho, permanecendo num nível inferior ao observado em fevereiro quando tinha atingido o máximo desde março de 2019”.

Fonte: Mundo Lusíada

Share on facebook

Notícias Relacionadas