Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Exportações de vinhos portugueses subiram 2,5% no primeiro trimestre
Exportações de vinhos portugueses subiram 2,5% no primeiro trimestre
As exportações de vinhos portugueses subiram, no primeiro trimestre, 2,48% em valor e 4,07% em preço médio, em comparação com o mesmo período do ano anterior, para 212 milhões de euros, adiantou hoje a ViniPortugal.
“O primeiro trimestre de 2022 foi positivo para as exportações de vinhos portugueses, em comparação com o mesmo período de 2021. De acordo com os dados divulgados pela ViniPortugal, de janeiro a março de 2022 registou-se um aumento de 2,48% em valor e 4,07% em preço médio nas exportações, comparativamente com o período homólogo de 2021, tendo ultrapassado os 212 milhões de euros”, indicou, em comunicado, a ViniPortugal – Associação Interprofissional do Vinho.
Destacam-se, neste período, as exportações nos mercados de Angola (+46,27%), Canadá (+32,02%) e Suíça (+11,71%).
No entanto, as exportações para o mercado comunitário recuaram 4,80% em volume e 3% em valor, embora o preço médio tenha aumentado 1,89%.
Por sua vez, as exportações para os países terceiros progrediram 1,39% em volume, nos primeiros três meses do ano, e 7,64% em valor, enquanto o preço médio avançou 6,17%, face a 2021.
“Portugal prossegue nos mercados externos a apresentar vinhos de qualidade, facto que nos tem permitido aumentar o preço médio”, apontou, citado no mesmo documento, o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.
Este responsável destacou ainda a “resiliência do setor e a excelência da produção nacional, que inova ano após ano e demonstra, uma vez mais, a sua determinação em vender bom vinho nacional além-fronteiras”.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Minas Gerais promoveu o II Encontro Nacional do Associativismo Luso-Brasileiro [Mundo Lusíada]
Entre os dias 25 a 27 de março de 2026,…
UE avança com aplicação provisória do acordo Mercosul–União Europeia enquanto ratificação segue pendente
A União Europeia anunciou que pretende iniciar a aplicação provisória…
Portugal consolida crescimento acima da média da Zona do Euro e reforça atratividade para investidores brasileiros
A economia de Portugal voltou a apresentar desempenho superior à…
Minas Gerais recebe II Encontro Nacional do Associativismo Luso-Brasileiro
Minas Gerais será sede do II Encontro Nacional do Associativismo…
Comissão Europeia lança edital de € 40,5 milhões para projetos estratégicos de infraestrutura em países parceiros
A Comissão Europeia anunciou o lançamento do Global Gateway Early-Stage…
Acordo UE–Mercosul volta ao centro do debate internacional
O acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul…
Mercosul e União Europeia aproximam-se da formalização do acordo comercial
O acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia deve…
Convite Evento Pré-COP 30: International Trends for a Net Zero and Climate-Resilient Future
O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade, em sua edição…
Acredita Exportação facilita devolução de tributos a pequenos negócios
O governo federal lançou o programa Acredita Exportação, destinado a microempreendedores…
Mercado de trabalho brasileiro continua forte com criação recorde de empregos formais
O Brasil registrou em agosto de 2025 a criação de…
Convite: Pré-Cop e a perspectiva das empresas europeias no Brasil
As Câmaras Europeias de Comércio no Brasil têm a honra…
Novo acordo amplia relações econômicas entre Mercosul e EFTA
O Mercosul e a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA)…











