Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Exportações portuguesas de cortiça atingem recorde em 2021
Exportações portuguesas de cortiça atingem recorde em 2021

“Estes valores resultam de um crescimento nos segmentos de produto de mais valor acrescentado, o que permite ao setor da cortiça retomar a linha de crescimento da fase pré-pandemia, reforçando ainda mais a liderança mundial de Portugal neste setor”, afirma o secretário-geral da APCOR, João Rui Ferreira, citado num comunicado.
Com base nestes resultados, a associação reafirma o objetivo de atingir a meta dos 1.500 milhões de euros de exportações em 2030, aproveitando o “contexto mundial altamente favorável à cortiça”, que destaca como “um material natural, versátil e amigo do ambiente, que permite responder na perfeição ao paradigma da sustentabilidade, tanto na vertente ambiental, como na social e económica”.
Segundo a associação, para o recorde atingido no ano passado contribuiu o crescimento generalizado nos principais mercados, com destaque para os dois primeiros: a França, o maior exportador mundial de vinhos, e os EUA, a maior economia mundial e o maior consumidor de vinho, representando, cada um, cerca de 18% do total exportado.
No ‘top’ 10 dos destinos das exportações portuguesas de cortiça surgem, depois, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, México, China, Chile e Rússia.
De acordo com a associação, a indústria vinícola “continua a ser o principal cliente do setor e, em 2021, de forma histórica e recorde, as rolhas de cortiça ultrapassaram os 800 milhões de euros de exportações, com um peso de 73% do total, o que demonstra a sua clara preferência por este material”.
De destacar, também, a boa performance na área da construção e do ‘design’, “onde a cortiça, pelas suas características físicas e ambientais, é um material único e continua a conquistar espaço”, tendo crescido mais de 12% face ao ano anterior, refere.
O secretário-geral da APCOR destaca que a fileira “conseguiu estar sempre ativa, mesmo em período pandémico”, e atribui estes resultados ao “investimento constante em inovação de processos e produtos, aliado à comunicação do setor junto dos principais públicos em diversas geografias”.
“Trata-se de uma aposta estratégica a que pretendemos dar continuidade, de forma a manter o rumo de crescimento”, diz João Rui Ferreira.
Fundada em 1956, a APCOR representa atualmente 250 empresas, responsáveis por 80% do volume total de negócios do setor e 85% das exportações portuguesas de cortiça.
Fonte: Notícias ao Minuto
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Pix ganha espaço em discussões globais e aponta para expansão internacional
O sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do…
Avanços na Infraestrutura Portuária em Portugal e Oportunidades para o Comércio Brasil–Portugal
Portugal está a investir significativamente na modernização e expansão da…
De província esquecida à potência nacional: a ascensão econômica de São Paulo
Até o século XIX, São Paulo era uma província periférica…
Pressões Comerciais Impulsionam o Acordo MERCOSUL-UE
O recente aumento de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos…
Brasil assume presidência pro tempore do MERCOSUL com agenda voltada à integração e sustentabilidade regional
O Brasil assumiu, no dia 3 de julho, a presidência…
Brasil: Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas com grande agenda oficial no país
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, realiza…
Mercado formal brasileiro registra saldo positivo em maio com geração de quase 149 mil empregos
O mercado de trabalho brasileiro apresentou desempenho positivo em maio…
Portugal anuncia pacote de €10 bilhões para proteger economia de tarifas internacionais
O governo de Portugal anunciou, no dia 10 de abril,…
Convite: 2º encontro entre o Judiciário, o Mercado Financeiro e a Academia: a experiência portuguesa e brasileira
Nos dias 30 de junho e 1º de julho de…
António Costa desloca-se ao Brasil para reforçar parceria com UE e promover acordo Mercosul
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, vai deslocar-se ao…
2025 France-Brazil Season: Exploring Arbitration, ESG, and Energy Transition
The year of 2025 marks a special milestone in the…
No Senado, presidente português diz que Brasil é “uma potência”
O Senado recebeu nesta terça-feira (18) a visita do presidente…