Notícias

You are here:

Exposição em Brasília reúne obras de brasileiros e portugueses

Sermão aos Peixes - Tonico Lemos

Artistas plásticos do Brasil e de Portugal se debruçaram sobre a obra de um dos maiores nomes da cerâmica, da caricatura e do jornalismo em Portugal e o resultado poderá ser visto no Instituto Camões, situado no prédio da Embaixada de Portugal. A exposição Coleção de Arte Bordallo Pinheiro – Diálogo entre artistas contemporâneos e o universo bordalliano reúne o trabalho de 15 nomes de destaque da arte nos dois países e ficará aberta de 13 a 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, e a entrada é franca.

Raphael Bordallo Pinheiro é uma das personalidades mais relevantes da cultura portuguesa do século XIX, com uma produção notável sobretudo nas áreas do desenho humorístico, da caricatura e da criação cerâmica. O conjunto de sua obra tem grande atualidade, sendo documento fundamental para o estudo político, social, cultural e ideológico de uma época. Foi esse perfil único que possibilitou a criação de um projeto que convida artistas contemporâneos portugueses e brasileiros para um contato mais profundo com o trabalho de Bordallo.

A exposição em cartaz no Instituto Camões apresenta a obra de artistas que foram convidados a passar dez dias na fábrica Bordallo Pinheiro em Caldas da Rainha, na região central de Portugal, para se familiarizar com as técnicas de fabricação do mestre e buscar inspiração para suas próprias peças. O projeto culminou na criação de uma coleção única, com tiragem limitada a 250 exemplares, que poderão ser adquiridos – exceção para aquelas já esgotadas – e cujos detalhes estarão acessíveis através de um QR Code fixado à entrada do espaço expositivo.

Coleção de Arte Bordallo Pinheiro – Diálogo entre artistas contemporâneos e o universo bordalliano reúne os trabalhos dos brasileiros Barrão, Maria Lynch, Marcos Chaves, Regina Silveira, Adriana Barreto, Tiago Carneiro da Cunha, Fábio Carvalho, Laércio Redondo, Antonio Carlos Auad, Angelo Venosa e Maria Bonomi e dos portugueses Regina Silveira, Bela Silva, Joana Vasconcelos e Cabrita Reis. O conjunto revela como esses artistas captaram a paixão, a criatividade, a consciência social, o humor e a transgressão de ideias difundidas nas peças de Bordallo, que são um patrimônio artístico e histórico da cultura portuguesa.

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas