Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Federação celebra nova associada Câmara Portuguesa de Comércio do Amazonas
Federação celebra nova associada Câmara Portuguesa de Comércio do Amazonas
A FCPCB – Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil – celebrou sua mais nova associada: a Câmara Portuguesa de Comércio do Amazonas.
A Federação chega a 18ª câmara associada e “se firma como uma das mais importantes conexões entre Portugal e o Brasil”, defende a entidade, nas relações comerciais, industriais, culturais e diplomáticas entre os dois países.
O presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Amazonas, Joaquim Silva, conta que a expectativa com essa nova parceria é a melhor possível: “Esperamos fomentar e incrementar os negócios entre os ecossistemas existentes no Amazonas e em Portugal, porta de entrada para a Europa, e acreditamos que com o know-how de tantos anos da Federação e em conjunto com os outros associados conseguiremos atingir nossos objetivos”.
A Câmara do Amazonas vem desenvolvendo em parceria com o Governo do Estado iniciativas nos segmentos de Turismo e Piscicultura. “Queremos desenvolver a pesca local trazendo o conhecimento de Portugal para a produção e comercialização dos peixes, para que sejam devidamente tratados e exportados para a Europa”, conta Joaquim.
Sobre o Turismo, o presidente conta que a Câmara do Amazonas está preparando uma visita a Portugal de várias entidades estaduais ligadas ao segmento para que possam extrair mais conhecimento, por meio de conversas com operadores de turismo e donos de cadeias de hotéis e de exemplos de sucesso como o da região portuguesa de Algarve, com grande concentração de hotéis e turismo intenso o ano todo.
Além disso, a chegada da Câmara Portuguesa de Comércio do Amazonas agrega à Federação o peso das oportunidades de negócios provenientes do Pólo Industrial de Manaus, o maior de Zona Franca na América do Sul.
“Para além do comércio, a Câmara busca conceder oportunidades dentro da indústria, tendo no Pólo Industrial de Manaus uma possibilidade de gerar oportunidades quer para importação e exportação de produtos de informática, cadeia de suprimentos para indústria 2 rodas e aproximar o ecossistema de inovação e startups de ambos os lados”, explica Joaquim Silva.
De olho nas oportunidades, a CPCAM foca em atrair cada vez mais investimentos para o Amazonas: “Queremos trazer empresários portugueses para investirem aqui e exportarem para cá, o que já acontece, visto que boa parte da tecnologia que temos é portuguesa, em algumas fábricas que temos aqui”, conta o presidente.
O plano é divulgar melhor tudo que se produz no Pólo Industrial de Manaus na Europa, aproveitando as suas potencialidades industriais e os benefícios de regimes fiscais para que empresas europeias possam se instalar na região.
“Hoje as câmaras de comércio são vistas pelo governo português como entidades capilares para ajudar a desenvolver toda a política de internacionalização do governo. Por isso, para nós, a abertura e a solidificação da Câmara de Manaus tem toda a importância para a dinamização dos negócios entre Brasil e Portugal, seja para os amazonenses que desejam investir em Portugal, seja para os portugueses que desejam investir no Amazonas” defendeu Armando Abreu, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas.
Missão a Portugal
A Federação das Câmaras já divulga a Missão Web Summit Lisboa deste ano. A missão de negócios, tecnologia e inovação conecta startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal, de 31/10 a 06/11 de 2021.
Um dos pontos altos da missão é a participação no Web Summit, a maior conferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo, além de contar com diversas visitas técnicas focadas em networking e oportunidades de negócios.
O pacote para o WebSummit Lisboa 2021 traz desconto através das Câmaras Portuguesas filiadas à Federação, participam a Câmara do Amazonas, Bahia, Ceará, Centro-Oeste, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e São Paulo.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Renováveis abastecem 73% da eletricidade consumida até setembro
A produção de energia renovável abasteceu 73% do consumo de…
Portugal cria programa no IEFP para apoiar imigrantes na procura de emprego
O Governo português lançou nesta segunda-feira o Programa Integrar que…
Brasileiros compram imóveis em Portugal para alugar de olho em ganhos de até 8%
Brasileiros compram imóveis em Portugal para alugar de olho em…
No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares
Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de…
Empresa que reduziu a fome no Brasil quer fixar jovens de Portugal no campo
Embrapa fecha parceria com instituições portuguesas para incentivar os jovens…
Economia portuguesa cresce 1,5% no segundo trimestre
A economia portuguesa cresceu 1,5% no segundo trimestre do ano,…
Trocas comerciais da China com países africanos lusófonos sobem 22% para 12,3 mil ME até junho
As trocas comerciais entre a China e os países africanos…
Jus Mundi e o Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil (CMA-CPCB) anunciam nova parceria
Jus Mundi e o Centro de Mediação e Arbitragem da…
Portugal avança na geração de energia solar e bate novo recorde
Energias renováveis, somando solar, hídrica, eólica e biomassa, são responsáveis…
União Europeia: Convite – “Lei Rouanet: Oportunidades para Empresas Europeias no Brasil”
É com grande entusiasmo que convidamos vocês para um evento…
Feira de Universidades Internacionais reúne em São Paulo mais de 80 instituições
O Colégio Etapa realiza no dia 31 de agosto, em…
Cidade do Porto receberá o Congresso Mundial da indústria de eventos em 2025
A cidade do Porto em Portugal vai acolher o 64.º…