Financial Times considera Fábrica de Unicórnios um dos melhores programas da Europa

O ranking Europe’s Leading Start-up Hubs 2024, do Financial Times e Statista, distinguiu o projeto Unicorn Factory Lisboa como um dos 10 melhores (entre 125, de 19 países) programas de incubação de empresas tecnológicas na Europa.

Desde que foi lançado, em 2022, já atraiu 54 novos centros tecnológicos para Lisboa, que vão criar mais de 10 000 postos de trabalho altamente qualificados na capital. A Fábrica de Unicórnios permitiu também triplicar o número de empresas tecnológicas incubadas e está a criar vários centros especializados, alguns já em funcionamento, como o Gaming Hub inaugurado em dezembro.

“Este é mais um grande reconhecimento do trabalho que estamos a fazer na Fábrica de Unicórnios. Depois da Capital Europeia da Inovação, esta distinção é o sinal de que o projeto está a ganhar visibilidade em todo o mundo”, afirma o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

O ranking do Financial Times identifica os melhores programas de aceleração e incubação na Europa, tendo contado com a participação de mais de 2 000 entidades europeias que avaliaram os vencedores. Os critérios dessa avaliação incluem a qualidade da formação e da mentoria; a oferta de espaços físicos e escritórios; o apoio jurídico prestado; o aconselhamento sobre gestão de negócio e crescimento; as oportunidades de networking e criação de comunidades; e o acesso a financiamento.

Atualmente a Fábrica de Unicórnios conta com mais de 220 startups e scaleups que participam nos seus programas. O projeto tem o apoio de 80 parceiros, incluindo algumas das maiores empresas tecnológicas do mundo, como Google, a Microsoft ou a Amazon Web Services.

Para 2024

Entre 250 cidades europeias elegíveis, Lisboa foi escolhida pela primeira vez  Capital Europeia da Inovação. O prémio de um milhão de euros, atribuído pela Comissão Europeia, servirá para lançar prêmios de inovação social em áreas como a educação, acesso à saúde ou integração de imigrantes.

No mês de fevereiro, a Fábrica de Unicórnios recebeu os principais atores da indústria tecnológica em Lisboa, para celebrar a atribuição desta distinção à cidade. Na ocasião, perante pequenos empreendedores, grandes empresas tecnológicas, investidores e universidades, o presidente da Câmara Carlos Moedas, anunciou o destino deste financiamento e as estratégias da cidade para a inovação em 2024.

O prêmio “European Capital of Innovation” – atribuído a Lisboa no final de 2023, revelou, será investido em inovação social, mobilizando a criatividade e dinamismo destas empresas para encontrar novas soluções para desafios em áreas como a educação, o acesso à saúde ou integração de imigrantes, entre outros grandes desafios.

Junto às instalações, no Beato, será criada uma nova ala para desenvolvimento destes projetos, afirmou Carlos Moedas, considerando essencial “aproximarmos o mundo tecnológico dos desafios reais da cidade, e colocar os empreendedores a contribuir diretamente para criar uma Lisboa mais justa e mais solidária”.