Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Financial Times considera Fábrica de Unicórnios um dos melhores programas da Europa
Financial Times considera Fábrica de Unicórnios um dos melhores programas da Europa
O ranking Europe’s Leading Start-up Hubs 2024, do Financial Times e Statista, distinguiu o projeto Unicorn Factory Lisboa como um dos 10 melhores (entre 125, de 19 países) programas de incubação de empresas tecnológicas na Europa.
Desde que foi lançado, em 2022, já atraiu 54 novos centros tecnológicos para Lisboa, que vão criar mais de 10 000 postos de trabalho altamente qualificados na capital. A Fábrica de Unicórnios permitiu também triplicar o número de empresas tecnológicas incubadas e está a criar vários centros especializados, alguns já em funcionamento, como o Gaming Hub inaugurado em dezembro.
“Este é mais um grande reconhecimento do trabalho que estamos a fazer na Fábrica de Unicórnios. Depois da Capital Europeia da Inovação, esta distinção é o sinal de que o projeto está a ganhar visibilidade em todo o mundo”, afirma o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.
O ranking do Financial Times identifica os melhores programas de aceleração e incubação na Europa, tendo contado com a participação de mais de 2 000 entidades europeias que avaliaram os vencedores. Os critérios dessa avaliação incluem a qualidade da formação e da mentoria; a oferta de espaços físicos e escritórios; o apoio jurídico prestado; o aconselhamento sobre gestão de negócio e crescimento; as oportunidades de networking e criação de comunidades; e o acesso a financiamento.
Atualmente a Fábrica de Unicórnios conta com mais de 220 startups e scaleups que participam nos seus programas. O projeto tem o apoio de 80 parceiros, incluindo algumas das maiores empresas tecnológicas do mundo, como Google, a Microsoft ou a Amazon Web Services.
Para 2024
Entre 250 cidades europeias elegíveis, Lisboa foi escolhida pela primeira vez Capital Europeia da Inovação. O prémio de um milhão de euros, atribuído pela Comissão Europeia, servirá para lançar prêmios de inovação social em áreas como a educação, acesso à saúde ou integração de imigrantes.
No mês de fevereiro, a Fábrica de Unicórnios recebeu os principais atores da indústria tecnológica em Lisboa, para celebrar a atribuição desta distinção à cidade. Na ocasião, perante pequenos empreendedores, grandes empresas tecnológicas, investidores e universidades, o presidente da Câmara Carlos Moedas, anunciou o destino deste financiamento e as estratégias da cidade para a inovação em 2024.
O prêmio “European Capital of Innovation” – atribuído a Lisboa no final de 2023, revelou, será investido em inovação social, mobilizando a criatividade e dinamismo destas empresas para encontrar novas soluções para desafios em áreas como a educação, o acesso à saúde ou integração de imigrantes, entre outros grandes desafios.
Junto às instalações, no Beato, será criada uma nova ala para desenvolvimento destes projetos, afirmou Carlos Moedas, considerando essencial “aproximarmos o mundo tecnológico dos desafios reais da cidade, e colocar os empreendedores a contribuir diretamente para criar uma Lisboa mais justa e mais solidária”.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Empresa que reduziu a fome no Brasil quer fixar jovens de Portugal no campo
Embrapa fecha parceria com instituições portuguesas para incentivar os jovens…
Economia portuguesa cresce 1,5% no segundo trimestre
A economia portuguesa cresceu 1,5% no segundo trimestre do ano,…
Trocas comerciais da China com países africanos lusófonos sobem 22% para 12,3 mil ME até junho
As trocas comerciais entre a China e os países africanos…
Jus Mundi e o Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil (CMA-CPCB) anunciam nova parceria
Jus Mundi e o Centro de Mediação e Arbitragem da…
Portugal avança na geração de energia solar e bate novo recorde
Energias renováveis, somando solar, hídrica, eólica e biomassa, são responsáveis…
União Europeia: Convite – “Lei Rouanet: Oportunidades para Empresas Europeias no Brasil”
É com grande entusiasmo que convidamos vocês para um evento…
Feira de Universidades Internacionais reúne em São Paulo mais de 80 instituições
O Colégio Etapa realiza no dia 31 de agosto, em…
Cidade do Porto receberá o Congresso Mundial da indústria de eventos em 2025
A cidade do Porto em Portugal vai acolher o 64.º…
Governo anuncia investimento em faixas costeiras de Loulé e Portimão de 16,7 ME
A ministra portuguesa do Ambiente anunciou um investimento de 16,7…
Exportações portuguesas de frutas, legumes e flores crescem 13,4% até junho
As exportações portuguesas de frutas, legumes e flores cresceram 13,4%…
Portugal anuncia 11,1 milhões de euros para reabilitação de rios e ribeiras
O Governo português anunciou que vai investir 11,1 milhões de…
Turismo foi responsável por quase metade do crescimento do PIB português em 2023
O consumo turístico realizado em Portugal “foi determinante” para a…