FUNAG publica livro “Brasileiros em Portugal” sobre fluxo migratório e análise de dados

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publicou o livro Brasileiros em Portugal – de volta às raízes lusitanas, escrito pelos pesquisadores Alanni Barbosa e Álvaro Lima.

O livro traz informações sobre o importante fenômeno migratório entre Brasil e Portugal, além da análise de dados produzidos por órgãos oficiais dos dois países e por estudos anteriores.

Os antecedentes da emigração brasileira para Portugal remontam ao Brasil Colônia. A chegada da Coroa Portuguesa ao Brasil impulsionou essa importante conexão que, ao longo das décadas, se estruturou, chegando ao que os autores denominam “brasileiros do novo fluxo”.

A obra analisa a relação interdependente entre Brasil e Portugal, permeada pela migração de seus povos, e discorre sobre os diferentes aspectos desses fluxos migratórios. De forma detalhada, mediante cifras, estatísticas e gráficos, os autores mostram a evolução numérica dessas comunidades, a localização territorial, a descrição profissional e acadêmica e os nichos econômicos gradualmente ocupados ao longo do tempo.

Passando pela migração bilateral durante o Brasil Colônia, Império e no período pós-independência, o livro discorre sobre os diferentes aspectos desses fluxos, que é um dos mais relevantes da emigração brasileira.

O livro está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG (arquivo PDF).

Também disponibiliza entrevistas sobre o livro, realizadas com os autores Alanni Barbosa e Álvaro Lima, bem como com a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Lopes da Silva, diretora do Departamento Consular do Itamaraty, em podcast.

“Alanni Barbosa e Álvaro Lima, em cuidadosa pesquisa que reflete a densa bagagem acadêmica e profissional de ambos, ajudam‑nos aqui a redescobrir aspectos pouco conhecidos de nossa migração cruzada entre Brasil e Portugal. Aportam conhecimentos inéditos sobre o perfil, ocupações e planos de vida da nossa numerosa

comunidade luso-brasileira radicada do outro lado do Mar Oceano. Mostram de forma meticulosa e detalhada, em cifras, estatísticas e gráficos, a evolução numérica dessas comunidades, do espraiamento territorial, do seu perfil profissional e acadêmico e dos nichos econômicos gradualmente ocupados ao longo do tempo” comenta embaixadora Maria Luiza.

“Apresentando dados, até então não publicados, o livro Brasileiros em Portugal: de volta às origens lusitanas busca contribuir para melhor compreensão desse importante fluxo migratório, sobretudo na direção de políticas e ações em prol dos emigrantes brasileiros” traz a obra em sua introdução.