Governo de São Paulo homenageou técnico Abel Ferreira com medalha

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Em mais uma homenagem recebida em São Paulo, o português Abel Ferreira recebeu, na última semana, a maior honraria do esporte paulista, a medalha do Mérito Esportivo do Estado de São Paulo.

O Governador Rodrigo Garcia entregou no último dia 23 a honraria ao técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, em evento no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do secretário em exercício de Esportes, Jorge Perez, e da presidente do Palmeiras, Leila Pereira.

“É muito bom poder reconhecer aquelas pessoas que fazem a diferença para o nosso estado e o Abel Ferreira faz essa diferença. Ele aqui transmitiu seus valores de família, de pai, de esposo, e mostrou como isso é importante na vida da gente e que são ensinamentos e valores que ele passa, com toda certeza, para sua equipe. É por isso que o Palmeiras tem dado um show no futebol brasileiro”, afirmou o governador.

Contratado pelo Palmeiras em 2020, o técnico de 44 anos de idade ganhou títulos em todos os anos desde sua chegada e já é o maior campeão internacional da equipe alviverde (superando Luiz Felipe Scolari). Em 160 jogos à frente do banco palmeirense, são 92 vitórias, 36 empates e 32 derrotas (aproveitamento de quase 60%), além de 265 gols marcados e 129 sofridos.

“Gostaria de agradecer ao Estado de São Paulo, na pessoa do senhor Rodrigo Garcia. É uma honra e um orgulho receber esta medalha do Mérito Esportivo. Para mim, no futebol, só faz sentido quando nós dividimos os nossos méritos. O Palmeiras é um clube altamente estruturado, competente e profissional, que permite a todos os seus profissionais terem todos os recursos para atingir ou pelo menos para estar mais próximo de vencer”, destacou Abel.

Nascido em Penafiel, no norte de Portugal, Abel Fernando Moreira Ferreira também foi jogador de futebol. Iniciou sua carreira na equipe sub-15 do time de sua cidade (FC Penafiel), em 1991. Em 2000, foi contratado pela equipe principal e no ano seguinte chegou ao Vitória (de Guimarães).

O lateral-direito atuou também pelo Braga e encerrou a carreira de atleta no Sporting. Na mesma equipe, iniciou a carreira de treinador, passando depois pelo Braga e em 2019 chegou ao PAOK, da Grécia. Após 57 jogos comandando os gregos, desembarcou no Brasil para dirigir o Palmeiras.

No último mês de setembro, o técnico português Abel também recebeu o título de cidadão paulistano, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

Um dos técnicos mais vencedores da história do Palmeiras, com seis títulos conquistados em dois anos de trabalho, Abel ainda possui uma camisa especial produzida em sua homenagem.

Desenhada pelo próprio treinador em conjunto com a agência de marketing digital Thunder Mustard e o Departamento de Marketing do clube, a peça recém lançada tem a cor verde, os brasões do Palestra Italia e do Palmeiras, o autógrafo do comandante português e o desenho de quatro mãos segurando quatro braços como detalhes de fundo, simbolizando a união entre as pessoas, independentemente de gênero, raça ou credo. A renda obtida com as vendas será destinada a instituições de caridade, assim como ocorreu com o livro “Cabeça Fria, Coração Quente”.

Fonte: Mundo Lusíada