Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Governo disponibiliza casas para professores deslocados em Lisboa e Portimão
Governo disponibiliza casas para professores deslocados em Lisboa e Portimão

O Governo português vai disponibilizar casas para professores deslocados, tendo sido já identificados 29 apartamentos em Lisboa e Portimão, no âmbito de um protocolo assinado na quarta-feira, anunciaram os ministérios da Educação e da Habitação.
O protocolo entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a Direção Geral da Administração Escolar (DGAE) foi assinado na quarta-feira, em Portimão, e pretende ajudar à “fixação de docentes deslocados em territórios onde existem dificuldades de acesso a habitação.
Em comunicado, os dois ministérios referem que o IHRU já identificou 15 apartamentos no centro da cidade de Portimão e 14 apartamentos em Lisboa.
As casas destinam-se também a profissionais de saúde deslocados, além dos professores, sendo que deverá ser assinado, em breve, um protocolo semelhante para esse efeito.
“Com este protocolo são criadas condições para que os profissionais deslocados acedam a uma casa a custos comportáveis pelos seus orçamentos, tal como contribui para o aumento da dimensão do parque habitacional público, dotando-o de maior capacidade de resposta aos diferentes tipos de carências habitacionais existentes no território nacional”, sublinha o Governo.
Citado no comunicado, o ministro da Educação, João Costa, refere que “é um primeiro passo fundamental para fixar professores nas regiões onde a habitação constitui um problema específico para a classe docente”.
A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, acrescenta que a política de habitação, sendo universal, deve também assegurar “respostas a situações específicas” como a dos profissionais deslocados.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Mercado formal brasileiro registra saldo positivo em maio com geração de quase 149 mil empregos
O mercado de trabalho brasileiro apresentou desempenho positivo em maio…
Portugal anuncia pacote de €10 bilhões para proteger economia de tarifas internacionais
O governo de Portugal anunciou, no dia 10 de abril,…
Convite: 2º encontro entre o Judiciário, o Mercado Financeiro e a Academia: a experiência portuguesa e brasileira
Nos dias 30 de junho e 1º de julho de…
António Costa desloca-se ao Brasil para reforçar parceria com UE e promover acordo Mercosul
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, vai deslocar-se ao…
2025 France-Brazil Season: Exploring Arbitration, ESG, and Energy Transition
The year of 2025 marks a special milestone in the…
No Senado, presidente português diz que Brasil é “uma potência”
O Senado recebeu nesta terça-feira (18) a visita do presidente…
Brasileiros poderão entrar como turistas e pedir residência em Portugal
O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão…
Economias de Portugal e Espanha sobressaem na Europa com turismo e imigração a ajudar
Portugal e Espanha tiveram em 2024 um desempenho acima da…
Governo cria grupo de trabalho para estudar reforma da segurança social
O Governo criou um grupo de trabalho para propor medidas…
Reunião de Comissão abordou a próxima Cimeira Bilateral em Brasília
Na quarta-feira, dia 22 de janeiro, aconteceu no Palácio do…
Opinião: “Construindo Pontes: Como o Brasil e Portugal Podem Crescer Juntos”, por Karene Vilela
No arranque de 2025, um dos fatos de 2024 que…
Primeiro-ministro aponta a segurança como “um importante ativo econômico” [Mundo Lusíada e Lusa]
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, considerou nesta segunda-feira que…