Notícias

You are here:

Instituto Guimarães Rosa e o Instituto Camões assinam memorando de cooperação

A Presidente do Camões, IP, Ana Paula Fernandes, e o Diretor do Instituto Guimarães Rosa, Marco Antonio Nakata. Foto divulgação/Gov

Nesta segunda-feira, o Instituto Guimarães Rosa (IGR) do governo brasileiro, e o Instituto Camões, de Portugal assinaram um memorando de entendimento para cooperação nas áreas de difusão da língua portuguesa, promoção da cultura lusófona e cooperação educacional.

 

Com base nesse instrumento, os dois institutos poderão promover iniciativas conjuntas para fortalecer sua atuação internacional, incluindo-se a concepção de projetos colaborativos, a otimização do uso de espaços no exterior e o fortalecimento do uso da língua portuguesa como idioma oficial e de trabalho em organismos e foros internacionais.

 

A Presidente do Camões, IP, Ana Paula Fernandes, e o Diretor do Instituto Guimarães Rosa, Marco Antonio Nakata, estiveram na assinatura neste dia 18 em Brasília, do Memorando de Entendimento para a cooperação nos domínios da Língua Portuguesa, Educação e Cultura.

 

O IGR é responsável pela diplomacia cultural e educacional do Brasil, atua na cooperação educacional e na promoção da cultura e da variante brasileira da língua portuguesa. A cooperação com o Instituto Camões permitirá valorizar e ampliar o uso da língua portuguesa no mundo, ressalta o governo.

 

Já o Camões, I.P. é integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e patrimônio próprio, segue atribuições e tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal.

 

O memorando agora assinado considera relações históricas entre os países para e laços de amizade e cooperação já existentes entre os dois povos; o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, celebrado em 22 de abril de 2000, vigente entre os dois Estados; e que as instituições estão interessadas em criar sinergias e parcerias de cooperação mútua para a prossecução dos seus objetivos partilhados.

Fonte: Mundo Lusíada

 

Notícias Relacionadas