Notícias
Lisboa torna-se primeira capital europeia com sistema municipal de copos reutilizáveis

Lisboa lançou, em 27 de junho, o pioneiro sistema de copos reutilizáveis e pontos de devolução por toda a cidade, tornando-se a primeira capital europeia a implementar essa solução urbana. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, a empresa norueguesa TOMRA e a associação AHRESP, visando reduzir o consumo de cerca de 25 000 copos descartáveis por noite nas zonas de maior movimento da vida noturna .
O funcionamento é simples: o consumidor paga um depósito de 0,60 €, recebe a bebida num copo reutilizável e pode devolver o utensílio em estações TOMRA instaladas inicialmente no Príncipe Real e na Praça de São Paulo, recebendo o reembolso via cartão ou smartphone por aproximação.
A infraestrutura inclui o ciclo completo de logística, higienização e redistribuição dos copos pela TOMRA, com tecnologia contactless e rastreamento digital. Estudos mostram que ações similares em outras cidades, como Aarhus, alcançaram mais de 85% de devolução dos copos.
A regulamentação municipal, adotada em 2024, proibiu o uso de copos de plástico descartável, criando a necessidade de uma alternativa prática e sustentável. O projeto piloto teve início com 17 máquinas nos bairros centrais (Bairro Alto, Bica, Cais do Sodré), com expansão prevista até outubro de 2025, inclusive com um copo padronizado para todos os estabelecimentos participantes.
Com a expansão até outubro, Lisboa espera consolidar essa política como exemplo europeu de sustentabilidade urbana e consumo consciente.
- Publicado em
Notícias relacionadas
Macau sedia concurso de inovação voltado a startups brasileiras e portuguesas de tecnologia
Promovido pela Direção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico (DSEDT), o concurso visou consolidar…
Língua portuguesa avança no mundo acadêmico
O ano de 2025 tem marcado importantes avanços para a língua portuguesa no cenário acadêmico…
Portugal: número de brasileiros irregulares é irrisório, diz embaixada
A Embaixada do Brasil em Portugal informou, nesta terça-feira (6), que é “irrisório” o número…
Greve em consulados portugueses no Brasil pode impedir eleitores de votarem
Funcionários brasileiros que trabalham nos consulados cobram do Governo correção dos salários. Eles prometem continuar…
Trabalhadores do MNE português no Brasil iniciam greve de quatro semanas
Os funcionários da Embaixada e postos consulares de Portugal no Brasil iniciam nesta segunda-feira uma…
Portugal Ganha 8 Novos Restaurantes com Estrelas Michelin em 2025
As expectativas eram altas para a gala do Guia Michelin em Porto, nesta terça-feira (25),…
Universidades têm autonomia para validar diplomas, definem Brasil e Portugal
Brasil e Portugal definiram que as universidades de cada país têm autonomia para validar diplomas…
Portugal considerado o país com “melhor ambiente de negócios no sul da Europa”
Portugal foi distinguido com o prémio de “Melhor Ambiente de Negócios no Sul da Europa”,…
Portugal anuncia investimento de 20,2 ME em obras de proteção do litoral [Mundo Lusíada e Lusa]
O Governo português vai investir 20,2 milhões de euros (ME) em obras prioritárias de proteção…
Turismo vai bater recordes em 2024 com mais de 30 milhões de turistas
Portugal vai fechar o ano de 2024 com números recorde no turismo, ultrapassando os 27…
Portugal vai contribuir com 300 mil dólares anuais para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Portugal vai contribuir com 300 mil dólares anuais para a nova Aliança Global contra a…
Portugal contribuiu com 68,5 ME para financiamento climático internacional
Portugal já contribuiu com 68,5 milhões de euros para os compromissos de financiamento climático internacional,…