Lisboa vai sediar Congresso Ibero-americano de Cultura, confira programação

Estão abertas as inscrições para o VIII Congresso Ibero-Americano de Cultura, que se realizará no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, entre 15 e 17 de novembro. Dentre 22 países, Brasil e Portugal estarão representados.

Realizado pela primeira vez em Portugal, sob o tema “Cultura, Cidadania e Cooperação”, o VIII Congresso Ibero-Americano de Cultura propõe um processo de discussão e reflexão multiagentes, transversal e multinível, para reforçar a cultura como um bem público mundial, de modo a ampliar e amplificar a voz de diferentes segmentos da sociedade na promoção do desenvolvimento sustentável dos territórios Ibero-Americanos, fomentando a inovação criativa e a cooperação multilateral.

Os diferentes momentos do programa serão orientados pelos seguintes eixos temáticos: Cidadania Cultural Ibero-Americana; Sustentabilidade; Territórios; Inovação e Cooperação, e será dinamizado pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) em conjunto com o Ministério da Cultura de Portugal, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Secretaria-Geral Ibero-americana.

O VIII Congresso Ibero-Americano de Cultura contará com a participação de representantes de instituições governamentais e organizações da sociedade civil, bem como diversos membros de comunidades acadêmicas, artísticas e culturais da Ibero-América. Sendo realizado em Portugal, poderá potenciar a participação de outras comunidades europeias e lusófonas.

Durante o congresso, haverá espaço para reflexão e análise sobre o papel da cultura na consolidação de uma cidadania cultural ibero-americana ou sobre a urgência de promover territórios sustentáveis e inovadores, ao mesmo tempo em que serão divulgadas as propostas enviadas pelos cidadãos em “De Viva-Voz”, uma iniciativa que busca enriquecer as mesas de trabalho do congresso com propostas inovadoras a partir da voz dos ibero-americanos.

Antes da cerimónia de abertura, os Ministros da Cultura da Ibero-América realizarão uma reunião de alto nível organizada pelo Ministério da Cultura de Portugal, na qual discutirão o tema “Cultura e Igualdade: uma agenda em construção”, e na qual serão apresentadas as conclusões do Diálogo de Política Regional sobre Indústrias Culturais e Criativas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a ser realizado prévio ao congresso.

Os Congressos Ibero-Americanos de Cultura têm sido realizados desde 2008 e reforçam o espírito da Carta Cultural Ibero-Americana, aprovada na XVI Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que teve lugar em Montevidéu, em 2006, como um instrumento político que orienta as linhas estratégicas da cooperação cultural na região, com o objetivo de salientar a importância da cultura para o desenvolvimento sustentável, o direito e a coesão social, bem como a cultura de paz para uma cidadania plena.

Segundo governo português, a cooperação Ibero-americana tem sido um dos grandes eixos de atuação da DGARTES, através da presença nas plataformas Iberescena, Ibermúsicas, Plataforma Ibero-americana de Dança e ainda a Iberorquestras.

As inscrições estão disponíveis no site do Congresso em: https://congresoiberoamericanodecultura.org/. Confira a programação: