Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Mais de 400 mil certificados digitais já foram emitidos em Portugal
Mais de 400 mil certificados digitais já foram emitidos em Portugal
Os serviços de saúde já emitiram, desde 16 de junho, mais de 400 mil certificados digitais da covid-19 da União Europeia (UE), anunciou hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) de Portugal.
“Até ao momento, já foram emitidos mais de 400 mil certificados digitais covid da UE: certificado de vacinação; certificado de teste e certificado de recuperação” da infeção pelo vírus SARS-CoV-2, adiantou à agência Lusa fonte dos SPMS.
Desde 16 de junho que é possível solicitar este certificado, através do portal SNS 24, que comprova que o seu portador realizou um teste negativo de despiste da covid-19, que tem a vacinação completa ou que está recuperado da infecção.
No Conselho de Ministros de hoje, foi aprovado o decreto-lei que executa na ordem jurídica portuguesa e regulamenta esse certificado, que, a partir de 01 de julho, poderá ser usado nas viagens internacionais e, já esta semana, em eventos para os quais já era obrigatório apresentar um teste negativo para o coronavírus, como batizados, casamentos, eventos com mais de 500 pessoas no interior, ou 1.000 no exterior.
“Prevê-se que os Certificados Digitais Covid da UE possam ser utilizados em matéria de tráfego aéreo e marítimo, de circulação em território nacional e de acesso a eventos de natureza cultural, desportiva, corporativa ou familiar”, especificou o comunicado do Conselho de Ministros.
O Governo decidiu também manter no próximo fim de semana a proibição de circulação para dentro ou para fora da Área Metropolitana de Lisboa (AML), mas está previsto que quem tenha um certificado digital ou um teste negativo à covid-19 não fique sujeito a esta restrição.
Concebido para facilitar o regresso à livre circulação dentro da UE, este ‘livre-trânsito’, que deverá ser gratuito, funcionará de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, em formato digital e/ou papel, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrônicos, e na língua nacional do cidadão e em inglês.
Alguns países com situação epidemiológica satisfatória entraram na lista de viagens permitidas na UE. Mas para países que inspiram preocupação com o contágio e variantes do covid-19 como o Brasil, Portugal continua a permitir apenas viagens essenciais de brasileiros.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Minas Gerais recebe II Encontro Nacional do Associativismo Luso-Brasileiro
Minas Gerais será sede do II Encontro Nacional do Associativismo…
Comissão Europeia lança edital de € 40,5 milhões para projetos estratégicos de infraestrutura em países parceiros
A Comissão Europeia anunciou o lançamento do Global Gateway Early-Stage…
Acordo UE–Mercosul volta ao centro do debate internacional
O acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul…
Mercosul e União Europeia aproximam-se da formalização do acordo comercial
O acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia deve…
Convite Evento Pré-COP 30: International Trends for a Net Zero and Climate-Resilient Future
O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade, em sua edição…
Acredita Exportação facilita devolução de tributos a pequenos negócios
O governo federal lançou o programa Acredita Exportação, destinado a microempreendedores…
Mercado de trabalho brasileiro continua forte com criação recorde de empregos formais
O Brasil registrou em agosto de 2025 a criação de…
Convite: Pré-Cop e a perspectiva das empresas europeias no Brasil
As Câmaras Europeias de Comércio no Brasil têm a honra…
Novo acordo amplia relações econômicas entre Mercosul e EFTA
O Mercosul e a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA)…
Pix ganha espaço em discussões globais e aponta para expansão internacional
O sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do…
Avanços na Infraestrutura Portuária em Portugal e Oportunidades para o Comércio Brasil–Portugal
Portugal está a investir significativamente na modernização e expansão da…
De província esquecida à potência nacional: a ascensão econômica de São Paulo
Até o século XIX, São Paulo era uma província periférica…











