Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Mais de 400 mil certificados digitais já foram emitidos em Portugal
Mais de 400 mil certificados digitais já foram emitidos em Portugal
Os serviços de saúde já emitiram, desde 16 de junho, mais de 400 mil certificados digitais da covid-19 da União Europeia (UE), anunciou hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) de Portugal.
“Até ao momento, já foram emitidos mais de 400 mil certificados digitais covid da UE: certificado de vacinação; certificado de teste e certificado de recuperação” da infeção pelo vírus SARS-CoV-2, adiantou à agência Lusa fonte dos SPMS.
Desde 16 de junho que é possível solicitar este certificado, através do portal SNS 24, que comprova que o seu portador realizou um teste negativo de despiste da covid-19, que tem a vacinação completa ou que está recuperado da infecção.
No Conselho de Ministros de hoje, foi aprovado o decreto-lei que executa na ordem jurídica portuguesa e regulamenta esse certificado, que, a partir de 01 de julho, poderá ser usado nas viagens internacionais e, já esta semana, em eventos para os quais já era obrigatório apresentar um teste negativo para o coronavírus, como batizados, casamentos, eventos com mais de 500 pessoas no interior, ou 1.000 no exterior.
“Prevê-se que os Certificados Digitais Covid da UE possam ser utilizados em matéria de tráfego aéreo e marítimo, de circulação em território nacional e de acesso a eventos de natureza cultural, desportiva, corporativa ou familiar”, especificou o comunicado do Conselho de Ministros.
O Governo decidiu também manter no próximo fim de semana a proibição de circulação para dentro ou para fora da Área Metropolitana de Lisboa (AML), mas está previsto que quem tenha um certificado digital ou um teste negativo à covid-19 não fique sujeito a esta restrição.
Concebido para facilitar o regresso à livre circulação dentro da UE, este ‘livre-trânsito’, que deverá ser gratuito, funcionará de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, em formato digital e/ou papel, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrônicos, e na língua nacional do cidadão e em inglês.
Alguns países com situação epidemiológica satisfatória entraram na lista de viagens permitidas na UE. Mas para países que inspiram preocupação com o contágio e variantes do covid-19 como o Brasil, Portugal continua a permitir apenas viagens essenciais de brasileiros.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Mercado formal brasileiro registra saldo positivo em maio com geração de quase 149 mil empregos
O mercado de trabalho brasileiro apresentou desempenho positivo em maio…
Portugal anuncia pacote de €10 bilhões para proteger economia de tarifas internacionais
O governo de Portugal anunciou, no dia 10 de abril,…
Convite: 2º encontro entre o Judiciário, o Mercado Financeiro e a Academia: a experiência portuguesa e brasileira
Nos dias 30 de junho e 1º de julho de…
António Costa desloca-se ao Brasil para reforçar parceria com UE e promover acordo Mercosul
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, vai deslocar-se ao…
2025 France-Brazil Season: Exploring Arbitration, ESG, and Energy Transition
The year of 2025 marks a special milestone in the…
No Senado, presidente português diz que Brasil é “uma potência”
O Senado recebeu nesta terça-feira (18) a visita do presidente…
Brasileiros poderão entrar como turistas e pedir residência em Portugal
O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão…
Economias de Portugal e Espanha sobressaem na Europa com turismo e imigração a ajudar
Portugal e Espanha tiveram em 2024 um desempenho acima da…
Governo cria grupo de trabalho para estudar reforma da segurança social
O Governo criou um grupo de trabalho para propor medidas…
Reunião de Comissão abordou a próxima Cimeira Bilateral em Brasília
Na quarta-feira, dia 22 de janeiro, aconteceu no Palácio do…
Opinião: “Construindo Pontes: Como o Brasil e Portugal Podem Crescer Juntos”, por Karene Vilela
No arranque de 2025, um dos fatos de 2024 que…
Primeiro-ministro aponta a segurança como “um importante ativo econômico” [Mundo Lusíada e Lusa]
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, considerou nesta segunda-feira que…