Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Mercado de trabalho brasileiro continua forte com criação recorde de empregos formais
Mercado de trabalho brasileiro continua forte com criação recorde de empregos formais

O Brasil registrou em agosto de 2025 a criação de 147.358 novos empregos formais, mantendo o ritmo de crescimento visto ao longo do ano. Esse saldo, resultado de mais de 2,23 milhões de admissões contra pouco mais de 2,09 milhões de desligamentos, eleva em 1.501.930 o número de vínculos com carteira assinada gerados nos primeiros oito meses de 2025.
Esse total de 1,5 milhão de novos empregos com carteira assinada até agosto representa crescimento de cerca de 3,18% em comparação com dezembro de 2024. Também foi registrado um estoque de vínculos formais no país em torno de 48,69 milhões, que é o maior da série histórica.
Quase todos os setores da economia contribuem para esse desempenho: o setor de Serviços lidera em número de vagas geradas, seguido por Indústria (com destaque para alimentos), Construção, Comércio e Agropecuária. Todos os cinco grandes agrupamentos econômicos apresentaram saldo positivo no acumulado do ano.
Há também recordes mensais importantes: abril de 2025 teve o melhor saldo para aquele mês na série histórica, com mais de 257 mil novos empregos formais criados.
- Publicado em
Notícias relacionadas
Convite: Pré-Cop e a perspectiva das empresas europeias no Brasil
As Câmaras Europeias de Comércio no Brasil têm a honra de convidar você para uma…
Novo acordo amplia relações econômicas entre Mercosul e EFTA
O Mercosul e a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) — composta por Islândia, Liechtenstein,…
Pix ganha espaço em discussões globais e aponta para expansão internacional
O sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, o Pix, pode ultrapassar…
Avanços na Infraestrutura Portuária em Portugal e Oportunidades para o Comércio Brasil–Portugal
Portugal está a investir significativamente na modernização e expansão da sua infraestrutura portuária, com o…
De província esquecida à potência nacional: a ascensão econômica de São Paulo
Até o século XIX, São Paulo era uma província periférica e pouco relevante do ponto…
Pressões Comerciais Impulsionam o Acordo MERCOSUL-UE
O recente aumento de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos europeus — como aço, alumínio…
Brasil assume presidência pro tempore do MERCOSUL com agenda voltada à integração e sustentabilidade regional
O Brasil assumiu, no dia 3 de julho, a presidência pro tempore do MERCOSUL durante…
Brasil: Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas com grande agenda oficial no país
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, realiza uma visita oficial ao Brasil…
Mercado formal brasileiro registra saldo positivo em maio com geração de quase 149 mil empregos
O mercado de trabalho brasileiro apresentou desempenho positivo em maio de 2025, com a criação…
Portugal anuncia pacote de €10 bilhões para proteger economia de tarifas internacionais
O governo de Portugal anunciou, no dia 10 de abril, um robusto pacote econômico no…
Convite: 2º encontro entre o Judiciário, o Mercado Financeiro e a Academia: a experiência portuguesa e brasileira
Nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2025, será realizado o 2º…
António Costa desloca-se ao Brasil para reforçar parceria com UE e promover acordo Mercosul
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, vai deslocar-se ao Brasil, entre terça-feira e quinta-feira,…