Notícias

You are here:

Mercado de trabalho brasileiro continua forte com criação recorde de empregos formais

O Brasil registrou em agosto de 2025 a criação de 147.358 novos empregos formais, mantendo o ritmo de crescimento visto ao longo do ano. Esse saldo, resultado de mais de 2,23 milhões de admissões contra pouco mais de 2,09 milhões de desligamentos, eleva em 1.501.930 o número de vínculos com carteira assinada gerados nos primeiros oito meses de 2025. 

 

Esse total de 1,5 milhão de novos empregos com carteira assinada até agosto representa crescimento de cerca de 3,18% em comparação com dezembro de 2024.  Também foi registrado um estoque de vínculos formais no país em torno de 48,69 milhões, que é o maior da série histórica. 

 

Quase todos os setores da economia contribuem para esse desempenho: o setor de Serviços lidera em número de vagas geradas, seguido por Indústria (com destaque para alimentos), Construção, Comércio e Agropecuária. Todos os cinco grandes agrupamentos econômicos apresentaram saldo positivo no acumulado do ano. 

 

 

Há também recordes mensais importantes: abril de 2025 teve o melhor saldo para aquele mês na série histórica, com mais de 257 mil novos empregos formais criados.

Notícias relacionadas