Notícias
Moeda comemorativa do centenário de Saramago lançada em Lisboa

Uma moeda comemorativa do centenário de José Saramago, desenhada pelo artista plástico Carlos Nogueira e elaborada pela Casa da Moeda, com valor facial de 7,5 euros, foi lançada nesta quarta-feira na Fundação José Saramago, em Lisboa.
O programa de lançamento da moeda “José Saramago. Terra e Céu”, que se inscreve nas comemorações do centenário do escritor, conta com intervenções de Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago e de Carlos Reis, comissário para o centenário de José Saramago.
Carlos Nogueira fala sobre a concepção da moeda e Dora Moita, do Conselho de Administração da Imprensa Nacional Casa da Moeda, intervém sobre “colecionismo de moedas comemorativas”.
No final, foi projetado um filme alusivo à concepção e produção da moeda.
Ainda no âmbito das celebrações do centenário do Nobel da Literatura português, será inaugurada na próxima segunda-feira uma exposição de Daniel Mordzinski, no Instituto Cervantes de Lisboa, que ficará patente até 13 de maio.
“Navegantes da jangada de pedra” é uma exposição, concebida e produzida especialmente para o centenário do nascimento de José Saramago, que reúne uma centena de fotografias de autores de mais de 20 países e inclui duas partes.
A primeira apresenta uma seleção de imagens do próprio Saramago, tiradas por Mordzinski ao longo dos 20 anos; na segunda, apresentam-se as suas conexões com escritores de língua portuguesa e espanhola cujas obras dialogam com o legado do autor.
Entre as várias iniciativas além fronteiras previstas nestas comemorações, conta-se a adesão do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, às comemorações por considerar que a obra do escritor tem “grande projeção no Brasil”.
De acordo com um memorando assinado entre o Museu da Língua Portuguesa e a Fundação José Saramago, estão previstas atividades ou exposições gratuitas destinadas ao público mais novo, inspiradas nas obras de José Saramago, previstas para o Museu da Língua Portuguesa e passíveis de circulação, por exemplo, em “feiras literárias brasileiras”.
O centenário do nascimento do escritor português José Saramago só acontecerá a 16 de novembro de 2022, mas as celebrações começaram no dia 16 de novembro de 2021.
Consolidar a presença do escritor na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro, e prestar homenagem à sua figura, como cidadão, são objetivos das comemorações, cujas “linhas gerais” foram anunciadas em junho por Carlos Reis e por Pilar del Río.
Do programa comemorativo sabe-se ainda que contará com a edição de uma fotobiografia, cinco conferências comissariadas pelo escritor argentino Alberto Manguel, um Colóquio de Estudos Saramaguianos no Brasil, a edição de uma moeda comemorativa e um ciclo de cinema pela Cinemateca Portuguesa.
O regresso da ópera “Blimunda”, de Azio Corghi e José Saramago, pelo Teatro Nacional de São Carlos, e a estreia do espetáculo de teatro de rua “A Passarola”, pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, também constam da programação.
A 16 de novembro de 2022, uma centena de escolas do ensino secundário promoverão a leitura, em simultâneo, de páginas dos romances “Memorial do Convento” e “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, num movimento paralelo ao verificado este ano, no início das comemorações.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Dia da Comunidade Luso-Brasileira
Em 22 de abril celebra-se o Dia da Comunidade Luso-Brasileira,…
Revolução dos Cravos: quando Portugal escolheu a liberdade
No dia 25 de abril de 1974, Portugal amanheceu diferente.…
Casa de Portugal inaugura busto em homenagem a António dos Ramos
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e memórias, a…
Ciclo de “Conversas sobre abril”, sob a temática “Encontro com Natércia Salgueiro Maia”
Por motivo das comemorações dos 51 anos da Revolução dos…
Amanhã: novo episódio do podcast da Câmara!
A Câmara Portuguesa de São Paulo agora tem um podcast!…
Descubra o novo marco da arte e da sustentabilidade [Casa de Portugal]
A Casa de Portugal e a Câmara Portuguesa de São…
Museu da Língua Portuguesa (São Paulo) e Casa da América Latina (Lisboa) promovem II Diálogos Culturais Luso-Brasileiros com a participação das Ministras da Cultura do Brasil e de Portugal
Fortalecer a diplomacia cultural entre Brasil e Portugal, a fim…
Portugal e Brasil assinam acordos de cooperação nas áreas dos museus, língua e artes
Durante a Cimeira Brasil-Portugal são assinados “três acordos de cooperação”…
Portuguesa define novo estádio para jogar durante reforma do Canindé
A Portuguesa anunciou na tarde desta segunda-feira (20) o novo…
Casa de Portugal SP celebrou livro “Luso-Brasilidade Musical”
Evento ficou marcado pela homenagem póstuma a Roberto Leal, através…
Da música erudita ao Fado e à MPB: João Carlos Martins e Fábia Rebordão: um encontro entre a música Erudita e o Fado na Casa de Portugal
No dia 13 de dezembro, a Casa de Portugal de…
“Luso-Brasilidade Musical”, de Ígor Lopes, será lançado em São Paulo no dia 27 de novembro
No próximo dia 27 de novembro, São Paulo recebe o…