Notícias
Museu da Tapeçaria de Portalegre assinala 20 anos com exposições e 134 mil visitantes
O Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino assinala, no sábado, o seu 20.º aniversário, com três exposições e uma conferência, tendo este espaço recebido ao longo dos anos cerca de 134 mil visitantes.
De acordo com o Município de Portalegre, o aniversário é assinalado a partir das 17:30, com a inauguração das exposições “Entre Linhas”, de Fátima Frade, “A Tapeçaria e os Artistas”, uma exposição permanente renovada, e “Reis, Poetas e Navegadores”, de Costa Pinheiro.
Pelas 18:30 está prevista uma visita guiada por Bruno Marques à exposição “Reis, Poetas e Navegadores”, seguindo-se uma conferência subordinada ao tema “Retratos imaginários de heróis nacionais”.
O museu, que nasce da arte desenvolvida pelas tecedeiras de Portalegre em meados do século XX, recebeu ao longo de duas décadas cerca de 134 mil visitantes, segundo dados do município, a que a agência Lusa teve acesso.
O grande diferencial da Tapeçaria de Portalegre assenta na manufatura que permite desenhar um contorno quase perfeito, uma luz e textura inigualáveis, capazes de conferir conforto e eloquência a qualquer espaço.
Considerado como a “catedral” do chamado “ponto de Portalegre”, o museu é um espaço que enaltece a tapeçaria mural portuguesa e a arte contemporânea.
Inaugurado a 14 de julho de 2001, o Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino presta homenagem ao industrial Guy Fino, que colocou Portugal na lista dos grandes produtores internacionais de tapeçaria artística.
Com áreas para exposições permanentes e temporárias, o espaço tem características únicas, entre as muralhas, medieval e setecentista, da cidade.
No piso térreo do museu é possível conhecer a história e a técnica de execução das Tapeçarias de Portalegre, enquanto no primeiro piso estão expostas obras de tapeçaria desde os finais da década de 1940 até à atualidade.
Neste espaço podem ser também apreciadas obras de vários autores, como Almada Negreiros, António Charrua, António Dacosta, Carlos Botelho, Eduardo Nery, Emília Nadal, Graça Morais, Jorge Martins, Júlio Pomar, Lourdes Castro, Manuel Amado, Manuel Cargaleiro, Menez, Nadir Afonso, Vieira da Silva, Bruno Munari, Jean Lurçat e Le Corbusier.
O museu possui ainda uma divisão alternativa para exposições e um auditório com capacidade para 112 pessoas, além de um jardim e espaços públicos com capacidade de adaptação a diversas atividades de caráter cultural, artístico e lúdico.
Ao longo de duas décadas, o espaço tem também acolhido exposições consideradas “emblemáticas” pelo município, tais como a “Tapeçaria e desenho”, de Cruzeiro Seixas, “A garota do Calhau”, de Nini Andrade Silva, “Vieira da Silva e outros retratos”, de João Cutileiro, e as mostras dedicadas a Almada Negreiros e Maria Keil.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Gastronomia do Alentejo ganha destaque no Guia Michelin Portugal 2026 [Mundo Lusíada]
A nova edição do Guia Michelin Portugal 2026 confirmou o…
Casa de Portugal de São Paulo completa 90 anos
A Casa de Portugal de São Paulo completa 90 anos…
No mês de seu 20º aniversário, Museu da Língua Portuguesa tem show, sarau e sessão de cinema especiais
Instituição chega a 2026 com mais de 5,3 milhões de visitantes,…
Covilhã recebe ação inédita da “LEGO® Serious Play®” para fortalecer laços familiares através da arte de brincar
O Centro de Inovação Empresarial da Covilhã acolhe, dia 22…
Convite: 10 anos da Turma do Jiló
É com imensa alegria que a Turma do Jiló anuncia…
Convite: Lançamento do livro “A Vida e o Legado do Comendador Manuel Rodrigues Tavares de Almeida”
Convite para o lançamento do livro em homenagem ao Comendador…
Convite: 52º Aniversário do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo
A Casa de Portugal de São Paulo tem a honra…
O papel da língua portuguesa como ativo econômico e cultural
A língua portuguesa, falada oficialmente em oito países e por…
As raízes do fado: história, emoções e identidade
O fado, cujo nome deriva do latim fatum — destino…
Convite: 12ª edição dos Vinhos de Portugal no Brasil
A ViniPortugal convida você a participar da maior celebração dos…
Dia de Camões celebrará novamente a língua portuguesa e sua herança cultural no mundo
Neste 10 de junho, celebramos o Dia de Camões, de…
Não perca: Festa de Portugal em Santos
A 16ª edição da Festa de Portugal acontecerá nos dias…











