O melhor mês da história do metal português foi março e 2021 até pode ser um ano recorde, admite o setor

As exportações da indústria portuguesa de metalurgia tiveram em março o seu melhor mês de sempre e permitiram ao sector fechar o trimestre com um crescimento acumulado de 11,8% face ao mesmo período do ano passado. Assim, “2021 será um ano de crescimento muito considerável e desejavelmente o melhor ano de sempre” para a fileira, admite a associação sectorial AIMMAP em comunicado divulgado esta terça-feira.

O registo de março (1,9 mil milhões de euros) representa um crescimento homólogo de 46% e compensa de 23,4% registada em 2020 comparativmante a 2019, “apesar dos constrangimentos ainda sentidos devido à pandemia de covid-19”, refere a associação.

Sobre o trimestre, a AIMMAP destaca “um enorme esforço de diversificação de mercados, para mercados extra comunitários” em período de pandemia, apesar das exportações para os mercados europeus representarem agora uma que atinge agora os 74%, já abaixo dos tradicionais 80%.

A AIMMAP refere “o aumento exponencial do custo de transporte marítimo e da escassez e aumento do custo de matérias-primas”, mas confia na capacidade de manter a tendência de crescimento e seguir um ritmo superior ao da indústria transformadora lusa em geral.

“Foram alcançadas 4 das 10 melhores marcas de sempre das exportações do METAL PORTUGAL em plena pandemia e este dado é muito relevante para demonstrar a adaptação que as empresas em período crítico. Com estes dados que possuímos hoje, acreditamos que oano de 2021 será um ano de crescimento muito considerável para o setor e desejavelmente o melhor ano de sempre”, afirma Rafael Campos Pereira, vice-presidente da AIMMAP, apontando para a possibilidade da fileira campeã das exportações lusas voltar a recuperar a sequência de recordes interrompida pela pandemia.

Fonte: Expresso