Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Países de língua portuguesa reafirmam compromisso com criação de agenda digital
Países de língua portuguesa reafirmam compromisso com criação de agenda digital

Os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reafirmaram o compromisso político com a implementação de uma Agenda Digital para os Estados-Membros. O compromisso faz parte da Declaração de Luanda, assinada pelos nove países, durante a XI Reunião dos Ministros das Comunicações da CPLP, na última sexta-feira (21), na capital angolana.
A secretária-executiva do Ministério das Comunicações (MCom) do Brasil, Sônia Faustino, participou do evento e ressaltou a importância da Comunidade estreitar laços, especialmente quando se trata de conectividade e inclusão digital.
“Para o Brasil, a inclusão digital é muito mais do que uma mera política pública. É parte de uma missão do governo do presidente Lula e que pode ser expressa em uma única palavra: igualdade. Acreditamos firmemente que a conectividade é um poderoso instrumento de transformação social, capaz de empoderar comunidades inteiras, gerar oportunidades e ampliar horizontes”, disse Sônia Faustino.
Os programas e ações desenvolvidos pelo MCom para levar conectividade significativa a todos os brasileiros foram destaque no evento. Sônia Faustino ressaltou a importância do Norte Conectado, que irá mudar a vida de mais de 10 milhões de brasileiros que vivem na Região.
“O projeto, já em curso, vai expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica. Serão 8 infovias, duas delas já concluídas, com a instalação de mais de 10 mil quilômetros de cabos de fibra ótica subaquáticos nos leitos dos rios. Além disso, o projeto envolve a construção de redes metropolitanas em 59 cidades, contemplando a conexão, em cada uma delas, de escolas urbanas, hospitais públicos, fóruns, organizações militares e WiFi em praças públicas”, explicou a secretária-executiva do MCom.
DOCUMENTO
Durante a reunião, representantes dos países discutiram os desafios das comunicações enfrentados pela CPLP nessa era digital. Eles aprovaram as linhas gerais do Plano de Ação 2023 – 2025, que deverá ter sua versão final validada ainda este ano, e decidiram pela criação de um Grupo de Trabalho para consolidar uma proposta de acompanhamento da implementação da Agenda Digital.
Na Declaração de Luanda, consta ainda compromissos como a cooperação em temas como cibersegurança, proteção de dados pessoais e setor espacial; e a preparação para uma futura Carta de Direitos e Princípios Digitais da CPLP.
AGENDA – A agenda da secretária-executiva contou ainda com várias reuniões importantes para o relacionamento entre Brasil e demais países da Comunidade. Em uma das agendas, Sônia Faustino conversou com o secretário angolano para Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Borges Fernandes, sobre a possibilidades de cooperação entre os dois países no setor, principalmente em temas relacionados a satélites.
Segundo Fernandes, a Angola possui grande interesse em explorar as comunicações por satélite em Banda C, na observação e monitoramento da Terra, e servir como ponto focal para os países da Comunidade de Desenvolvimento do Sul-Africano.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é formada por nove países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste. Seu objetivo é aprofundar a amizade mútua e a cooperação entre os Estados-Membros.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Pix ganha espaço em discussões globais e aponta para expansão internacional
O sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do…
Avanços na Infraestrutura Portuária em Portugal e Oportunidades para o Comércio Brasil–Portugal
Portugal está a investir significativamente na modernização e expansão da…
De província esquecida à potência nacional: a ascensão econômica de São Paulo
Até o século XIX, São Paulo era uma província periférica…
Pressões Comerciais Impulsionam o Acordo MERCOSUL-UE
O recente aumento de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos…
Brasil assume presidência pro tempore do MERCOSUL com agenda voltada à integração e sustentabilidade regional
O Brasil assumiu, no dia 3 de julho, a presidência…
Brasil: Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas com grande agenda oficial no país
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, realiza…
Mercado formal brasileiro registra saldo positivo em maio com geração de quase 149 mil empregos
O mercado de trabalho brasileiro apresentou desempenho positivo em maio…
Portugal anuncia pacote de €10 bilhões para proteger economia de tarifas internacionais
O governo de Portugal anunciou, no dia 10 de abril,…
Convite: 2º encontro entre o Judiciário, o Mercado Financeiro e a Academia: a experiência portuguesa e brasileira
Nos dias 30 de junho e 1º de julho de…
António Costa desloca-se ao Brasil para reforçar parceria com UE e promover acordo Mercosul
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, vai deslocar-se ao…
2025 France-Brazil Season: Exploring Arbitration, ESG, and Energy Transition
The year of 2025 marks a special milestone in the…
No Senado, presidente português diz que Brasil é “uma potência”
O Senado recebeu nesta terça-feira (18) a visita do presidente…