Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- População estrangeira em Portugal aumentou em 2021 pelo sexto ano consecutivo
População estrangeira em Portugal aumentou em 2021 pelo sexto ano consecutivo
Entre as nacionalidades mais representativas lidera as do Brasil – 209.072
A população estrangeira residente em Portugal aumentou em 2021 pelo sexto ano consecutivo, totalizando 714.123 cidadãos, revelam dados provisórios do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Dados do SEF enviados à agência Lusa indicam que 714.123 cidadãos estrangeiros residiam no país no final do ano passado, mais 7,8% do que em 2020, quando viviam 662.095.
Em comparação com anos anteriores, o aumento da população estrangeira a residir em Portugal verifica-se desde 2016, altura em que viviam no país 397.731 pessoas, tendo quase que duplicado em 2021.
Segundo o SEF, foi em 2019 que se verificou o maior aumento de estrangeiros a viver em Portugal, altura que se registou um aumento de 22,9%.
O SEF diz que as nacionalidades mais representativas são as oriundas do Brasil (209.072), seguido do Reino Unido (42.071), Cabo Verde (35.913), Índia (30.995) e Itália (30.887).
Apesar do aumento dos estrangeiros em Portugal, as novas autorizações de residência atribuídas a imigrantes em 2021 diminuíram quase 8% face ao ano anterior.
De acordo com o SEF, foram atribuídas cerca de 109.000 novas autorizações de residência em 2021, enquanto no ano anterior tinha sido concedidas 118.124.
O SEF avança que os novos títulos emitidos em 2021 foram sobretudo atribuídos a indianos, brasileiros, nepaleses, italianos, franceses e alemães.
Segundo aquele serviço de segurança, foram concedidas autorizações de residência para exercício de atividade profissional a 13.027 brasileiros, 5.685 indianos e 1.876 nepaleses.
No ano passado foram também atribuídas concessões de residência a 5.307 italianos, 4.750 franceses e 3.937 alemães.
No âmbito do reagrupamento familiar, quando há familiares a residir em Portugal, foram dadas no ano passado 8.482 autorizações de residência a 8.492 brasileiros, 732 angolanos e 572 indianos.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Acordo Mercosul União Europeia começa a valer parcialmente
Após mais de duas décadas de negociações, o acordo entre…
Convite: Como preparar líderes para as novas gerações na prática? [Swedcham Brasil]
A Swedcham, em parceria com o Juventudes Potentes, programa articulado…
Minas Gerais promoveu o II Encontro Nacional do Associativismo Luso-Brasileiro [Mundo Lusíada]
Entre os dias 25 a 27 de março de 2026,…
UE avança com aplicação provisória do acordo Mercosul–União Europeia enquanto ratificação segue pendente
A União Europeia anunciou que pretende iniciar a aplicação provisória…
Portugal consolida crescimento acima da média da Zona do Euro e reforça atratividade para investidores brasileiros
A economia de Portugal voltou a apresentar desempenho superior à…
Minas Gerais recebe II Encontro Nacional do Associativismo Luso-Brasileiro
Minas Gerais será sede do II Encontro Nacional do Associativismo…
Comissão Europeia lança edital de € 40,5 milhões para projetos estratégicos de infraestrutura em países parceiros
A Comissão Europeia anunciou o lançamento do Global Gateway Early-Stage…
Acordo UE–Mercosul volta ao centro do debate internacional
O acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul…
Mercosul e União Europeia aproximam-se da formalização do acordo comercial
O acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia deve…
Convite Evento Pré-COP 30: International Trends for a Net Zero and Climate-Resilient Future
O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade, em sua edição…
Acredita Exportação facilita devolução de tributos a pequenos negócios
O governo federal lançou o programa Acredita Exportação, destinado a microempreendedores…
Mercado de trabalho brasileiro continua forte com criação recorde de empregos formais
O Brasil registrou em agosto de 2025 a criação de…











