Notícias

You are here:

Portugal alcança meta de 70% da população adulta vacinada com uma dose

A meta de ter 70% da população adulta vacinada contra a covid-19 com pelo menos uma dose foi atingida nesta sexta-feira, antecipando o compromisso assumido pelo Governo português de ter esse desígnio cumprido até ao verão.

“À data de ontem [sexta-feira], já tinham sido administradas em Portugal continental 9.504.206 vacinas. Estas permitiram vacinar, com pelo menos uma dose, mais de 5,8 milhões de pessoas com 18 ou mais anos, que, no limite de um mês, terão o esquema vacinal completo. Ao momento, já quase quatro milhões estão totalmente vacinados”, revelou o Ministério da Saúde, numa nota enviada à comunicação social sábado.

A evolução de Portugal no combate à pandemia de covid-19 encaixa no anúncio da presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen, de que a União Europeia recebe até domingo doses suficientes para vacinar 70% dos seus adultos.

“O país cumpre, assim, o segundo dos compromissos assumidos em janeiro de 2021. Recorde-se que, em março, Portugal já tinha atingido o objetivo de vacinar 80% das pessoas com mais de 80 anos e 80% dos profissionais de saúde, também alinhado com as metas da Comissão Europeia”, vinca a nota.

O Ministério da Saúde lembra que “este marco só foi possível graças ao compromisso e aos esforços de todos os profissionais de saúde envolvidos nesta campanha de vacinação”, valorizando ainda a “grande adesão demonstrada pelos portugueses”.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.013.756 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 185,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.148 pessoas e foram registrados 905.651 casos de infecção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Números

Neste dia 11, Portugal registrou mais 2.323 novos casos de infecção pelo vírus SARS-CoV-2, oito mortes atribuídas à covid-19 e um aumento de doentes internados e em cuidados intensivos, referem os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o boletim epidemiológico da DGS, a maioria das novas infecções foi registrada na região de Lisboa e Vale do Tejo, com 1.058, e o país registra hoje um total de 45.302 casos ativos.

Os mesmos dados indicam ainda que se registraram oito óbitos, mais dois do que os verificados no sábado, estando agora mais 40 pessoas internadas em enfermaria, num total de 672, e mais nove doentes em unidades de cuidados intensivos, que acolhem 153 pessoas.

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas