Portugal, Argentina e Paraguai são destinos internacionais mais visitados por brasileiros no 1° semestre

No primeiro semestre de 2023, os brasileiros escolheram Portugal, Argentina e Paraguai como principais destinos internacionais para suas viagens. Levantamento da YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, mostra que quase duas mil pessoas no país responderam à pergunta “Quais destinos você visitou nos últimos 12 meses?”, e Portugal ocupa o topo do ranking, com um índice de “Cliente Atual” de 6,7 pontos para o primeiro semestre, entre os quase 40 destinos listados pela YouGov no país.

Portugal tem recebido não apenas turistas, mas moradores brasileiros, segundo estatísticas do governo local, que diz que até 2022 havia 239.744 nacionais do Brasil residindo no país europeu.

A Argentina vem logo em seguida, com 6,1 pontos no índice. E as iniciativas devem contribuir para que o vizinho continue sendo atrativo: o Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR), do Ministério do Turismo da Argentina, dá aos turistas que vão visitar o país um vale-presente de até US$ 100. O programa que recebe inscrições a partir deste mês de agosto, chamado “Tesoros Argentinos”, oferece um cartão digital para o viajante trocar por experiências turísticas, com mais de 1400 opções gastronômicas, de entretenimento, de bem-estar ou de aventura.

Completando o top 10 de destinos internacionais, estão os países e as cidades: Paraguai (5,5), Estados Unidos (2,9), Uruguai (2,5), Nova York (2,3), Itália (1,8), Chile (1,6), Canadá (1,5) e Las Vegas (1,4).

O levantamento é da ferramenta YouGov DestinationIndex, que coleta dados de destinos turísticos ao redor do mundo todos os dias. David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, comenta: “embora o ranking não reflita a razão específica da escolha de cada brasileiro por estes destinos, Portugal se destaca no ranking pelos laços culturais e históricos que mantém com o Brasil, e, de modo geral, Nova York é um dos destinos mais procurados em praticamente todo o mundo”.

Vale ressaltar que as viagens domésticas continuam concentrando a maioria das escolhas dos brasileiros: o Brasil tem uma pontuação média no índice de 68,8 pontos entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2023.

Mais distante do topo do ranking, mas que merece ser mencionado, está o Japão, que no primeiro semestre de 2023 ocupou a 15ª posição entre os destinos internacionais mais visitados pelos brasileiros. “Ao final de 2023, veremos se o acordo entre os dois países, que elimina a necessidade do visto para entrada de turistas em ambos os destinos pelos próximos três anos, terá tido algum efeito”, diz Eastman. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a isenção mútua passa a valer a partir de 30 de setembro, e os turistas precisarão ter passaporte comum nas viagens de até 90 dias.

YouGov DestinationIndex coleta dados de centenas de destinos turísticos ao redor do mundo todos os dias. Os dados provêm de pesquisas realizadas entre 1 de julho de 2022 e 30 de junho de 2023 aplicadas em 1847 adultos no Brasil com idade igual ou superior aos 18 anos.

A YouGov é uma multinacional de origem britânica, pioneira em pesquisa de mercado on-line e ferramentas que integram o planejamento e o monitoramento de dados, garantindo informações mais precisas e ágeis de serem acionadas por seus clientes. Presente em cerca de 70 países nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Ásia-Pacífico e África, a empresa possui uma das maiores redes de pesquisa do mundo. São mais de 24 milhões de membros registrados em seu painel, 800 mil dos quais estão no Brasil.