Notícias
Portugal e Brasil promovem “Viagens pela Música de Língua Portuguesa” entre CPLP e Espaço Ibero-Americano
A Direção-Geral das Artes, a Funarte e o Programa Ibermúsicas assinam, no próximo 21 de maio, um Protocolo de Cooperação com a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com vista à criação de instrumentos de cooperação cultural que promovam o intercâmbio dos agentes culturais e artísticos dos Estados-Membros da CPLP e dos países do espaço Ibero-Americano que integram o Programa.
Este protocolo resulta de uma vontade expressa por Portugal e pelo Brasil, pelos seus representantes nacionais no Ibermúsicas, o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues e a Diretora de Música da Funarte, Eulícia Esteves Vieira, reiterando a sensibilização para a influência da música dos países de língua portuguesa na América Latina.
Consubstanciado no projeto especial “Viagens pela Música de Língua Portuguesa”, aprovado na XXI Reunião do Conselho Intergovernamental que decorreu em Santiago do Chile no passado mês de abril, será uma linha de apoio financeiro que visa assegurar a mobilidade artística dos músicos, investigadores, compositores e outros agentes culturais ligados à música de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A assinatura deste protocolo de cooperação é um dos momentos do programa de Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que decorrerá ao longo do dia 21 de maio no Auditório do Secretariado Executivo da CPLP. No contexto desta programação será também realizado o colóquio “Intercâmbio cultural: Programa Ibermúsicas e CPLP”, com a presença de Eulícia Esteves Vieira, Diretora de Música da Funarte, João Ima-Panzo, Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do SECPLP, Américo Rodrigues, Diretor-Geral das Artes, do músico cabo-verdiano Miroca Paris e da música guineense Karyna Gomes.
Destaca-se, ainda, que esta iniciativa e a criação e operacionalização de outros programas de aproximação entre os países da CPLP e Ibero-Americanos foram discutidas e inscritas no Plano de Ação Cultural da CPLP 2024-2026, na sequência da XXIII Reunião dos Ministros da Cultura da CPLP, realizada a 7 de maio em São Tomé e Príncipe, em que esteve presente a Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Covilhã recebe ação inédita da “LEGO® Serious Play®” para fortalecer laços familiares através da arte de brincar
O Centro de Inovação Empresarial da Covilhã acolhe, dia 22…
Convite: 10 anos da Turma do Jiló
É com imensa alegria que a Turma do Jiló anuncia…
Convite: Lançamento do livro “A Vida e o Legado do Comendador Manuel Rodrigues Tavares de Almeida”
Convite para o lançamento do livro em homenagem ao Comendador…
Convite: 52º Aniversário do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo
A Casa de Portugal de São Paulo tem a honra…
O papel da língua portuguesa como ativo econômico e cultural
A língua portuguesa, falada oficialmente em oito países e por…
As raízes do fado: história, emoções e identidade
O fado, cujo nome deriva do latim fatum — destino…
Convite: 12ª edição dos Vinhos de Portugal no Brasil
A ViniPortugal convida você a participar da maior celebração dos…
Dia de Camões celebrará novamente a língua portuguesa e sua herança cultural no mundo
Neste 10 de junho, celebramos o Dia de Camões, de…
Não perca: Festa de Portugal em Santos
A 16ª edição da Festa de Portugal acontecerá nos dias…
Future Leaders: Formação de líderes para o futuro luso-brasileiro
No dia 13 de maio, a Câmara Portuguesa de São…
São Paulo recebe primeira edição da “Virada Cultural Literária Lusófona” com 24 horas ininterruptas de literatura
A Prefeitura de São Paulo, no Brasil, por meio da…











