Portugal é dos países que temos mais pontos em comum – governador do RS

Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite recebeu, nesta quinta-feira (8/7), no Palácio Piratini, o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos.

Acompanhado dos secretários Júlio César Rocha Lopes (Casa Militar), Ronaldo Santini (Turismo) e Joel Maraschin (adjunto de Desenvolvimento Econômico), Leite e Ramos puderam estreitar os laços entre o país e o Estado.

“Sem dúvidas, Portugal é um dos países com o qual temos mais pontos em comum, tanto em aspectos culturais como, obviamente, na questão de linguagem. É um prazer receber o embaixador nesta visita e apresentar o andamento dos primeiros dois anos e meio do nosso governo, com todas as boas perspectivas que se avizinham para a reta final”, destacou Leite.

Uma visita oficial do governador a Portugal e à Espanha estava nos planos para 2020, mas a pandemia de coronavírus impediu que a viagem se realizasse.

Um dos motivos era apresentar a cartela de oportunidades de investimento no Estado, devido ao planejamento de concessões e privatizações de empresas públicas. O último governador a visitar o país europeu foi Tarso Genro, em 2012.

O embaixador esteve acompanhado da embaixatriz Maria Cristina de Araújo Lopes Ramos, e a vice-cônsul de Portugal em Porto Alegre, Filipa Mendonça.

Segundo o Correio do Povo, o embaixador português confirmou que o país pretende participar de privatização da Companhia Riograndense de Abastecimento (Corsan). O grupo Águas de Portugal (AdP) estaria interessado no processo de abertura de capital da empresa, que deve ser concretizado em 2022, declarou o jornal.

Prefeitura

Também na quinta-feira, o prefeito Sebastião Melo e o vice Ricardo Gomes receberam o embaixador Ramos, a embaixatriz Maria Cristina e a vice-cônsul. Melo e Gomes prepararam um roteiro especial para mostrar a Capital gaúcha aos visitantes.

Em reunião no Paço Municipal, o prefeito afirmou a importância de estreitar laços com o país. “Porto Alegre tem um dos maiores hubs tecnológicos da América Latina e queremos avançar ainda mais. A cidade está preparada para ser uma referência nessa área e contamos com a parceria de Portugal”, disse Melo.

De acordo com o vice-prefeito, com a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a expectativa é de que a capacidade de exportação entre os países aumente. “Porto Alegre e Portugal são parceiras em várias frentes e há espaço para ampliar este intercâmbio. Queremos que o país esteja presente nos 250 anos do município”, afirmou Gomes.

O diretor de Relações Internacionais da Prefeitura, Ricardo Sondermann, reforçou o interesse da Capital em sediar o Websummit, um dos maiores eventos de tecnologia da Europa. “Algumas cidades já manifestaram apoio e estamos otimistas em proporcionar o evento“, ressaltou.

Desde que assumiu o cargo em dezembro de 2020, é a primeira visita do embaixador ao Estado. “Acredito muito na capacidade de Porto Alegre em organização. A cidade tem grande potencial para conquistar os avaliadores”, salientou.

Visitas – O embaixador foi levado ao Restaurante Naval, no Mercado Público, um dos mais antigos portugueses de Porto Alegre. O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro, recepcionou o passeio pela Orla do Guaíba. “É um prazer receber o embaixador, sobretudo pela alegria de mostrar o avanço das obras da Orla Trecho 3, um dos pontos turísticos mais belos da nossa Capital”, completou o secretário.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Comércio Brasil – Portugal, Marcos Antônio Borba; conselheiro do Conselho das Comunidades Portuguesas, António Davide Santos da Graça; e o vereador Mauro Pinheiro.

O diplomata fica no Rio Grande do Sul até ao final da semana, tendo encontro marcado também com outras figuras políticas da região, assim como visitas ao Hospital Beneficência Portuguesa e à Pontifícia Universidade Católica.

O Embaixador de Portugal iniciou sua visita de trabalho na Câmara Municipal da capital, para o lançamento da Frente Parlamentar Porto Alegre/Portugal, presidida pelo Vereador Mauro Roberto Pinheiro, de nacionalidade portuguesa.