Portugal Fest movimentou a comunidade luso-brasileira de São Paulo no Ibirapuera

Realizado nos dias 24 e 25 de setembro no Modelódromo do Ibirapuera, a 11ª edição do Portugal Fest Cidade de São Paulo movimentou a comunidade luso-brasileira do estado, com a presença de milhares de pessoas que assistiram às apresentações de ranchos folclóricos, fadistas e, claro, degustaram a deliciosa gastronomia lusitana, com pratos típicos como o bacalhau do Porto, caldo verde, alheira, sardinhas na brasa, bolinhos de bacalhau, pastel de nata, Brisa do Lis e vinhos de várias regiões de Portugal. Os restaurantes portugueses renomados como Tasca da Esquina, Bacalhau do Porto, Maresco, Linguiçaria Bragança, Empório do Bacalhau e Artesanal Doces Portugueses, garantiram o cardápio.

No sábado, primeiro dia do evento, o público presenciou atrações musicais como a fadista Glória de Lourdes e Trio de Fado, Lisboa em 3 tons, Grupo Folclórico Cantares e Dançares Lusitanos (Maringá / PR) e Adriana Moreira e banda, que apresentaram clássicos do folclore e da música portuguesa, como ‘Foi Deus’, ‘Coimbra’, ‘Lisboa Menina e Moça’ e ‘Bailinho da Madeira’.

Já no domingo, foi a vez do Quarteto de Fado – com a fadista Ciça Marinho – Francisco Fernandes, Rancho Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo e Quarteto Instrumental.

Para o vocalista Marcelo Pedro, do Grupo Folclórico Cantares e Dançares Lusitanos, participar do evento foi uma grande oportunidade de apresentar o trabalho para o público do estado de São Paulo, que respondeu à altura, a dançar e a cantar juntamente com os integrantes do grupo.

O Portugal Fest Cidade de São Paulo contou com tendas de artesanato, posto de informações e assessoria jurídica sobre a obtenção de cidadania portuguesa e também arrecadou alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, sendo doados ao Programa Municipal de Banco de Alimentos.

A 11ª edição do Portugal Fest Cidade de São Paulo foi “um sucesso” segundo a organização, com milhares de pessoas que prestigiaram o evento, vindos não só da própria capital, mas de diferentes cidades do interior do estado. “Superamos em 20% o público de 2021”.

O evento contou com o apoio do jornal Mundo Lusíada, da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da Cidade de São Paulo. Tendo um agradecimento especial da direção para o Grupo São Cristóvão que este ano patrocinou as camisetas usadas pela equipe.