Notícias

You are here:

Português João Barrento vence Prêmio Camões 2023

Foto Bruno Rascão/ Divulgação Gov

O autor João Barrento foi distinguido com o Prêmio Camões 2023, anunciou hoje o Ministério português da Cultura.

 

“João Barrento foi reconhecido pelo júri como autor de uma obra relevante e singular em que avultam o ensaio e a tradução literária. Em particular, as suas traduções de literatura de língua alemã, que vão da idade média à época contemporânea, e em todos os gêneros literários, formam o mais consistente corpo de traduções literárias do nosso patrimônio cultural e constituem indubitavelmente um meio de enriquecimento da língua e de difusão em português das grandes obras da literatura mundial”, lê-se no comunicado, que cita o júri.

 

Para o ministro português da Cultura, Pedro Adão e Silva, o ensaísta, tradutor e crítico literário João Barrento, de 83 anos, é “um dos pensadores mais acutilantes da arte e da cultura em Portugal”.

 

Também cronista e professor, João Barrento nasceu a 26 de abril de 1940 em Alter do Chão.

 

Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e publicou diversos livros de ensaio, crítica literária e crônica.

 

Nomes

 

Brasil e Portugal lideram a lista de distinguidos com o Prêmio Camões, com 14 premiados cada, seguindo-se Moçambique, com três, Cabo Verde, com dois, e Angola, com Pepetela mais o lusoangolano Luandino Vieira.

 

O Prêmio Camões de literatura em língua portuguesa, instituído pelos Governos de Portugal e do Brasil, foi atribuído pela primeira vez em 1989, ao escritor português Miguel Torga.

 

Segundo o texto do protocolo constituinte, assinado em Brasília, em 22 de junho de 1988, e publicado em novembro do mesmo ano, o prêmio consagra anualmente “um autor de língua portuguesa que, pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum”.

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas