Notícias

You are here:

Prato português em primeiro no ranking entre melhores de Frutos do Mar no mundo

Foto Reprodução / taste atlas / Mundo Lusíada

Um prato português, amêijoas à Bulhão Pato, conquistou o primeiro lugar da lista do Taste Atlas, guia de gastronomia mundial, dentre os 50 melhores Pratos de Frutos do Mar no mundo em 2023.

 

A plataforma funciona como “uma enciclopédia de sabores, um atlas mundial de pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos”. E divulgou no último dia 5, as melhores receitas de dezenas de países.

 

Portugal se destacou em primeiro lugar com as amêijoas à Bulhão Pato, com a pontuação de 4.8 estrelas. O site descreve a iguaria portuguesa como um prato simples que remonta ao século XIX, tendo sido nomeado “à Bulhão Pato” em homenagem ao poeta Raimundo António de Bulhão Pato, que viveu nesse período.

 

O prato combina amêijoas e um molho saboroso feito com azeite, vinho branco, alho, limão e coentros, traz a explicação do Taste Atlas, acrescentando são “servidas como entrada e acompanhadas por pão”.

 

Além desta iguaria portuguesa, na lista de melhores pratos de marisco do mundo também aparece o arroz de marisco em 50.º lugar, e ainda o bacalhau com natas, em 35.º lugar.

 

O Taste Atlas descreve o “Bacalhau com Natas” como um dos mais famosos pratos portugueses, combinando bacalhau desfiado, batata cortada e uma dose generosa de molho branco, que é levada ao forno até dourar. No entanto, como é uma iguaria popular pode se encontrar várias versões espalhadas pelo país.

 

Já no “Arroz de Marisco”, prato de Leiria, a plataforma gastronômica diz ser um prato composto por arroz e vários tipos de marisco – camarão, mexilhão, polvo, amêijoas, entre outros – ervas frescas, vinho branco, tomate e outros vegetais.

 

O guia também elaborou lista de “melhores sanduíches do mundo”, constando quatro portugueses. Segundo Atlas, o prego aparece em 15.º lugar, seguindo-se a bifana, em 26.º, além de sanduíche de pernil e a francesinha, que estão em 31º e 32º no ranking, respectivamente.

Fonte: Mundo Lusíada

Notícias Relacionadas