Presidente de Portugal inaugura sede do Conselho da Diáspora Portuguesa

Neste sábado, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou em Cascais a nova sede do Conselho da Diáspora Portuguesa, do qual é Presidente Honorário. As instalações da nova sede foram cedidas pela Câmara Municipal de Cascais.

Localizada junto à Câmara de Cascais, resulta de um protocolo de colaboração estratégica estabelecido entre o Conselho da Diáspora Portuguesa e a Câmara, assegurando, entre outros, a realização no Concelho de Cascais de eventos de referência do Conselho da Diáspora, como o EuroAfrican Forum e o Encontro Anual, que reúne os Conselheiros de Portugal no Mundo.

O evento decorreu neste 22 de outubro, e contou com a presença, além do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, do presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho da Diáspora, José Manuel Durão Barroso e do presidente da Direção do Conselho da Diáspora, António Calçada de Sá, entre outras individualidades, membros da Diáspora Portuguesa e convidados.

O Conselho da Diáspora Portuguesa foi fundado sob o Alto Patrocínio do Presidente da República, constituído Presidente Honorário da associação, e do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros como Vice-Presidente Honorário. Vinte e quatro membros fundadores subscreveram o ato de Constituição do Conselho, realizado no Palácio de Belém, em 26 de Dezembro de 2012.

Desenvolve a ideia de mobilizar portugueses de influência para contribuírem para a melhoria da imagem e credibilidade de Portugal no estrangeiro e dar a conhecer as potencialidades do nosso país, dando corpo a uma missão que é a de estruturar uma rede de talentos e de competências que existem nas comunidades portuguesas nos domínios da economia, cultura, ciência e cidadania.

Em 2019, foi reconhecido pelo Estado Português com o estatuto de Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em favor das relações entre Portugal e África através da plataforma EurAfrican Forum. Para além deste estatuto atribuído, em 2017 foi concedido à Instituição a distinção de Utilidade Pública.