Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Previsão: Portugal no ‘top 3’ dos países da zona euro com maior crescimento este ano
Previsão: Portugal no ‘top 3’ dos países da zona euro com maior crescimento este ano

Portugal é, a par da Irlanda, o país com a terceira maior taxa de crescimento este ano entre os pares da zona euro, de acordo com as previsões macroeconômicas de inverno da Comissão Europeia.
De acordo com as previsões intercalares, o Produto Interno Bruto (PIB) português irá crescer 5,5% este ano, tal como o irlandês, apenas ultrapassados pela previsão de expansão de 6% para Malta e de 5,6% para Espanha.
Considerando os 27 Estados-membros da União Europeia (UE), a taxa prevista para Portugal é também igualada pela da Polônia.
Por outro lado, a Bélgica (2,7%), a Finlândia e os Países Baixos (ambos com 3%) são os países com o menor crescimento projetado para este ano.
A Comissão Europeia reviu hoje em ligeira baixa o crescimento da economia europeia para este ano, para 4% PIB, tanto na zona euro como na UE, devido ao abrandamento no inverno provocado pela variante Ómicron.
Depois de, há três meses, nas previsões de outono, ter antecipado um crescimento do PIB de 4,3% este ano quer no espaço da moeda única, quer no conjunto do bloco, o executivo comunitário estima agora, nas previsões intercalares de inverno hoje publicadas, um crescimento de 4% em ambos os casos, projetando que em 2023 o ritmo desacelere para 2,7% na zona euro e 2,8% na UE.
Por outro lado, Bruxelas está ligeiramente mais otimista sobre o crescimento da economia portuguesa, melhorando em 0,2 pontos percentuais as projeções de crescimento para 5,5% este ano e para 2,6% em 2022.
A previsão de Bruxelas para este ano alinha com a estimativa do Governo, que prevê uma expansão do PIB de 5,5% ou mais.
Bruxelas explica que o ressurgimento das infeções por covid-19 no início do ano, assim como uma nova quebra no mercado internacional de viagens, deverá desacelerar o crescimento econômico em Portugal para 0,5% no primeiro trimestre.
No entanto, assinala que, “assumindo uma melhoria nas condições da pandemia, o crescimento deverá acelerar no segundo trimestre quando a economia atingir o nível pré-pandemia”.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Pix ganha espaço em discussões globais e aponta para expansão internacional
O sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do…
Avanços na Infraestrutura Portuária em Portugal e Oportunidades para o Comércio Brasil–Portugal
Portugal está a investir significativamente na modernização e expansão da…
De província esquecida à potência nacional: a ascensão econômica de São Paulo
Até o século XIX, São Paulo era uma província periférica…
Pressões Comerciais Impulsionam o Acordo MERCOSUL-UE
O recente aumento de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos…
Brasil assume presidência pro tempore do MERCOSUL com agenda voltada à integração e sustentabilidade regional
O Brasil assumiu, no dia 3 de julho, a presidência…
Brasil: Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas com grande agenda oficial no país
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, realiza…
Mercado formal brasileiro registra saldo positivo em maio com geração de quase 149 mil empregos
O mercado de trabalho brasileiro apresentou desempenho positivo em maio…
Portugal anuncia pacote de €10 bilhões para proteger economia de tarifas internacionais
O governo de Portugal anunciou, no dia 10 de abril,…
Convite: 2º encontro entre o Judiciário, o Mercado Financeiro e a Academia: a experiência portuguesa e brasileira
Nos dias 30 de junho e 1º de julho de…
António Costa desloca-se ao Brasil para reforçar parceria com UE e promover acordo Mercosul
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, vai deslocar-se ao…
2025 France-Brazil Season: Exploring Arbitration, ESG, and Energy Transition
The year of 2025 marks a special milestone in the…
No Senado, presidente português diz que Brasil é “uma potência”
O Senado recebeu nesta terça-feira (18) a visita do presidente…