Primeiro-ministro destaca amizade e cooperação entre Portugal e nações lusófonas

O primeiro-ministro de Portugal declarou, pelas redes sociais, que o dia foi importante para fortalecer a amizade e cooperação entre Portugal e os povos irmãos de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Brasil.

“Há um passado de história e cultura que nos une e um futuro que vamos construir juntos” declarou Luis Montenegro, em mensagem no X antigo twitter. “Agradeço ao Presidente de Angola, ao Primeiro-Ministro de Cabo Verde, ao Presidente de Moçambique, e ao Presidente do Brasil, as conversas para sublinhar o empenho deste Governo com a comunidade lusófona”.

De Brasília, o Palácio do Planalto confirmou que o presidente brasileiro conversou por telefone com primeiro-ministro português neste dia 09, quando Lula parabenizou Montenegro pela vitória nas eleições portuguesas e desejou boa sorte em seu mandato.

“Lula recordou a grande comunidade brasileira que hoje vive em Portugal, sinal da irmandade entre os dois países, e transmitiu ao primeiro-ministro o desejo de encontrá-lo pessoalmente em breve. Montenegro agradeceu esse primeiro contato com o presidente Lula e falou de seu empenho em trabalhar pelo estreitamento das relações entre Brasil e Portugal” informou o governo do Brasil.

Luis Montenegro também agradeceu o convite brasileiro para que Portugal participe do G20.

O novo primeiro-ministro tomou posse no último dia 02, em Portugal. E no dia 05, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa deu posse aos Secretários de Estado do XXIV Governo, em cerimônia no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.