Projeto abre inscrições pra levar obras de escritores brasileiros para Lisboa e Frankfurt

O LITERA-MINAS, projeto que vai levar obras de autores mineiros pra Europa, está selecionando escritores nascidos no estado para comporem o catálogo que será internacionalizado nas feiras do livro de Lisboa e Frankfurt em 2024. A ideia é escolher 40 autores contemporâneos mineiros para se juntarem a 20 escritores clássicos já selecionados. Essa é a chance desses artistas ampliarem seu alcance e impacto no cenário literário e turístico internacional.

O projeto LITERA-MINAS é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, idealizado pela plataforma de literatura independente IBI Literrário, conta com a produção da é.cultural e realização do Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.

Em sua primeira edição, o LITERA-MINAS vai atravessar o oceano pra levar o melhor da literatura mineira e seus municípios para as feiras do livro de Lisboa, em Portugal, e Frankfurt, na Alemanha. É o que sonharam as idealizadoras Carola Castro, Jiulia Castro e Beatriz Ayumi, que tiveram a ideia de internacionalizar a mineiridade literária.

O público poderá ter contato tanto com os escritores que projetaram Minas Gerais no panorama cultural das letras – dos mais consagrados como Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, aos mais contemporâneos -, quanto com as histórias de suas cidades e os circuitos literários das regiões retratadas. Esse projeto inédito, conta com extensa pesquisa pra confecção de dois catálogos que servirão como guias turístico-literários e serão distribuídos gratuitamente nos dois eventos na Europa – também poderão ser acessados de forma digital no mundo todo, em duas línguas diferentes.

“O projeto enlaça a vivência literária e o território, explorando as cidades onde esses autores nasceram, cresceram e viveram, entendendo suas regionalidades e seus sotaques, e convidando turistas de todo o mundo a conhecerem a imensidão que é Minas Gerais”, afirma Carola. “Minas, que sempre chamou atenção por suas riquezas naturais, agora vai também se destacar internacionalmente por sua riqueza cultural”, complementa.

O LITERA-MINAS pretende doar as 500 obras para a SECULT de Lisboa, em uma ação que reforça o compromisso com o fomento às literaturas de língua portuguesa. O projeto ainda conta com a equipe da plataforma de literatura independente Ibi Literrário, Lohainne Lage, Samuel Carrasco, Maria Araújo e Flávia Januário, e visa também participar de três eventos nacionais.

“A ideia é internacionalizar artistas e obras mineiras e fomentar nas cidades de origem desses escritores a potência que são esses eventos, que já existem, mas que precisam de mais espaço e visibilidade, tudo em parceria com a Secretaria de Cultura”, diz Beatriz Ayumi.

O time já tem data de partida primeiro para Portugal, em junho, para a Feira do Livro de Lisboa, e depois para Alemanha, em outubro, a fim de realizar a Feira do Livro de Frankfurt. Mais informações poderão ser encontradas nas redes sociais do LITERA-MINAS.

Serviço:

LITERA-MINAS: Edital de chamamento público para escritores e obras mineiras

Inscrições: até 09 de fevereiro de 2024, de forma on-line e gratuita.

Link: https://linktr.ee/literaminas

Mais informações: @literaminas (no Instagram)