Realizada sessão solene conjunta da Academia Brasileira de Letras com a Academia das Ciências de Lisboa

Em comemoração ao Bicentenário da Independência, a Academia Brasileira de Letras realizou uma sessão conjunta com a Academia das Ciências de Lisboa nessa quinta-feira, dia 22. A sessão foi realizada no Salão Nobre da Instituição e o público acompanhou ao vivo pelo site da ABL.

A programação incluiu uma abertura que ficou a cargo do Presidente da Academia das Ciências de Lisboa, José Luis Cardoso, e do Vice-Presidente, Carlos Salema.

O Acadêmico José Murilo de Carvalho abordou “Os povos na independência”. Na sequência, o Acadêmico Arno Wehling falou sobre “Os projetos constitucionais na época da independência: análise comparativa”.

As relembranças de comemorações do 7 de Setembro foi o tema da conferência do historiador Caio Boschi. A historiadora Laura de Mello e Souza e o jurista Guilherme d’Oliveira Martins complementam com os comentários. Finalizando o evento, foi realizado um debate.

A Academia Brasileira de Letras promove o 6º Ciclo de Conferências do ano que presta uma homenagem ao bicentenário do Brasil. O ciclo “200 anos de Brasil na ABL”, com a coordenação geral do Acadêmico José Murilo de Carvalho, conta no total com cinco palestras gratuitas, sempre às quintas-feiras do mês, a última acontece dia 29, na Sala José de Alencar.

O ciclo teve início no dia 1º de setembro com a palestra “De Napoleão a Putin: o Brasil num mundo de acelerada transformação”, proferida pelo embaixador Rubens Ricupero. No dia 8 de setembro, o Acadêmico Antonio Carlos Secchin abordou a “Dependência ou morte: Polêmicas literárias entre o Brasil e Portugal, da Independência à atualidade”. No dia 15 de setembro, o Acadêmico Domício Proença Filho falou da língua portuguesa e a independência do Brasil. “Na terceira margem: o povo na independência” foi o tema da palestra ministrada pelo professor Sérgio Abranches no dia 22 de setembro.

Economia

A ABL encerra o 6º Ciclo de Conferências dia 29 de setembro, com o Acadêmico Edmar Lisboa Bacha que abordará as origens e o futuro da economia na palestra “Que PIB é este? Por uma releitura da economia brasileira nos séculos XIX e XX”.

Para se inscrever na conferência, é necessário acessar um link que será disponibilizado no site da ABL semanalmente. Também é possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo Portal da ABL ou pelo YouTube.

Edmar Lisboa Bacha é o sexto ocupante da Cadeira nº 40. Foi eleito em 3 de novembro de 2016, na sucessão de Evaristo de Moraes Filho, e recebido em 7 de abril de 2017 pelo Acadêmico Fernando Henrique Cardoso. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1960-1963) e especializou-se em Economia no Centro de Aperfeiçoamento de Economistas da Fundação Getúlio Vargas (1964) e, depois disso, somou à sua formação acadêmica inicial os títulos de mestre (1964-1966) e doutor em Economia (1964-1968), pela Universidade de Yale (Estados Unidos).

Esteve à frente de relevantes cargos, como de assessor especial do Ministro da Fazenda, quanto da implantação do Plano Real (1993-1994); e presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (janeiro a dezembro de 1995).

SERVIÇO

Local: Sala José de Alencar Horário: 17h30 Endereço: Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro.

Fonte: Mundo Lusíada