Notícias

You are here:

Reguladores de telecomunicações de Brasil e Portugal se reúnem para diálogo de coordenação

No âmbito da cooperação técnica existente entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de Portugal, foi realizada em 2 e 3 de abril de 2024, em Brasília, a 19ª reunião da Comissão de Coordenação Bilateral entre as agências.

 

O intenso programa de trabalhos, que envolveu diversas áreas da Anatel e da Anacom, contemplou um conjunto de temas de relevância para as duas entidades reguladoras, como  políticas de inovação regulatória no ecossistema digital; segurança e infraestruturas críticas;  conectividade; consumidores; governança de dados; cobertura e mapeamento de banda larga.

 

O encontro também discutiu experiências brasileira e portuguesa na implantação do 5G, a estrutura de serviços e acompanhamento dos mercados, apresentação do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi) da Anatel; e a coordenação lusófona para preparação das reuniões das organizações internacionais.

 

A delegação portuguesa foi chefiada pela presidente do Conselho de Administração da Anacom, Sandra Maximiano, contando com o Administrador Manuel Cabugueira e diretores e responsáveis por distintos setores da Autoridade.

 

Na abertura dos trabalhos o Presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destacou a posição especial que a Anacom ocupa no rol de relações bilaterais da Anatel; a existência de uma troca técnica contínua sobre vários temas regulatórios e a excelente oportunidade de acrescentar os novos desafios que o ecossistema digital ao diálogo entre dois reguladores atualmente em transformação.

 

Na vertente de atuação internacional, destaca-se a proposta trazida para discussão pela Anacom no sentido de potencializar a coordenação de posições no âmbito da participação em organizações internacionais em que tanto a Anacom como a Anatel representam os seus países, como na União Internacional das Telecomunicações (UIT) e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na sua Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações (Arctel). Espera-se que tal eixo de cooperação ganhe força nos próximos meses.

 

Histórico e contexto

 

A Comissão de Coordenação entre os dois reguladores foi criada pelo “Ajuste Complementar” ao “Acordo Básico de Cooperação Técnica entre os Governos de Portugal e do Brasil, relativo ao “intercâmbio de informações na área das telecomunicações”, um Acordo que data de 1966 e cujo “Ajuste Complementar”, de 1999, prevê a criação desta Comissão de Coordenação Anacom-Anatel, integrando representantes de alto nível tanto do lado português como do brasileiro, prevendo-se reuniões regulares.

 

Além disso, Anatel e Anacom têm vigente Memorando de Entendimento celebrado em julho de 2018, o qual prevê apoio recíproco entre os reguladores, troca de experiências, organização conjunta de atividades e cooperação no âmbito de foros internacionais.

Fonte: Mundo Lusíada

 

Notícias Relacionadas