Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Renováveis abastecem 73% da eletricidade consumida até setembro
Renováveis abastecem 73% da eletricidade consumida até setembro

A produção de energia renovável abasteceu 73% do consumo de eletricidade em Portugal até setembro, com destaque para a hidroelétrica, com 31%, segundo dados da REN hoje divulgados.
“A produção de energia renovável abasteceu 73% do consumo de eletricidade em Portugal nos primeiros três trimestres do ano”, indicou a gestora da rede elétrica nacional, destacando que “a produção de energia solar foi responsável por 10% deste abastecimento, um crescimento de 35% em comparação com o ano anterior, tendo a energia hidroelétrica sido responsável por 31%, a eólica por 26%, a biomassa por 6%, enquanto a produção a gás natural abasteceu 8%”.
Segundo os mesmos dados, os restantes 19% correspondem a energia importada, sendo que, “em setembro, a produção renovável abasteceu 55% do consumo, a produção não renovável 10%, enquanto os restantes 35% corresponderam a energia importada”.
Por outro lado, no mês de setembro, o consumo de energia elétrica obteve “um crescimento homólogo de 2,3%, ou 3,9% corrigindo os efeitos de temperatura e número de dias úteis, mantendo o ritmo de subida que se tem verificado desde janeiro, e que se situa nos 1,8%, ou 2,4%”.
No período entre janeiro e setembro “o índice de produtibilidade hidroelétrica registou 1,33, o de produtibilidade eólica 1,07 e o de produtibilidade solar 0,96 (médias históricas de 1)”, disse a REN.
Já no mercado de gás natural, “verificou-se uma redução do consumo relacionado com a contração do setor de produção de energia elétrica, atingindo uma descida de 27%”, sendo que no “segmento do mercado elétrico registou-se uma queda de 67%, enquanto no segmento convencional, que compreende os restantes clientes, se registou uma variação homóloga positiva de 0,9%”.
A REN indicou ainda que no final do terceiro trimestre, “o consumo de gás natural registou uma descida homóloga anual de 23%”, que resultou da queda de 68% no mercado elétrico e de um crescimento de 2,1% no mercado convencional.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Pix ganha espaço em discussões globais e aponta para expansão internacional
O sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do…
Avanços na Infraestrutura Portuária em Portugal e Oportunidades para o Comércio Brasil–Portugal
Portugal está a investir significativamente na modernização e expansão da…
De província esquecida à potência nacional: a ascensão econômica de São Paulo
Até o século XIX, São Paulo era uma província periférica…
Pressões Comerciais Impulsionam o Acordo MERCOSUL-UE
O recente aumento de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos…
Brasil assume presidência pro tempore do MERCOSUL com agenda voltada à integração e sustentabilidade regional
O Brasil assumiu, no dia 3 de julho, a presidência…
Brasil: Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas com grande agenda oficial no país
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, realiza…
Mercado formal brasileiro registra saldo positivo em maio com geração de quase 149 mil empregos
O mercado de trabalho brasileiro apresentou desempenho positivo em maio…
Portugal anuncia pacote de €10 bilhões para proteger economia de tarifas internacionais
O governo de Portugal anunciou, no dia 10 de abril,…
Convite: 2º encontro entre o Judiciário, o Mercado Financeiro e a Academia: a experiência portuguesa e brasileira
Nos dias 30 de junho e 1º de julho de…
António Costa desloca-se ao Brasil para reforçar parceria com UE e promover acordo Mercosul
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, vai deslocar-se ao…
2025 France-Brazil Season: Exploring Arbitration, ESG, and Energy Transition
The year of 2025 marks a special milestone in the…
No Senado, presidente português diz que Brasil é “uma potência”
O Senado recebeu nesta terça-feira (18) a visita do presidente…