Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Residentes e turistas apoiam crescimento de turismo na cidade do Porto
Residentes e turistas apoiam crescimento de turismo na cidade do Porto
Um estudo aponta que 90% dos turistas que visitam a cidade do Porto garante pretender voltar. Mais de metade dos residentes na Área Metropolitana do Porto (AMP) defende que o turismo tem efeitos positivos na cidade. Estas são algumas das conclusões do estudo, denominado “Sustentabilidade Econômica do Turismo no Porto”, realizado pelo ISAG-European Business School (ISAG-EBS), em parceria com o Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC).
Para 80,7% dos residentes da AMP inquiridos, “o turismo atrai mais investimento para a região”, 87,7% concorda que o setor é “importante para a cidade em termos econômicos” e 81,6% garante que é “uma das principais fontes de rendimento para o desenvolvimento da cidade”.
Já 79,4% concorda que “o turismo favorece a criação de emprego para a população local” e 68,3% sublinha que “um grande número de habitantes perderá o seu emprego se o turismo diminuir”. Apenas 4% dos residentes considera que o setor tem efeitos negativos na cidade. O preço no comércio e na habitação são outros dos aspetos desfavoráveis para os inquiridos.
94% recomenda uma visita a amigos e familiares
Além da opinião dos residentes, o estudo do ISAG-EBS procurou saber também qual a opinião dos turistas sobre a cidade, partindo de uma amostra de 223 residentes fora da AMP ou no estrangeiro. O grau de satisfação geral com a visita à cidade fixou-se nos 4,3 valores (numa escala de concordância de 1 a 5 valores), sendo que cerca de 90% dos inquiridos disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a visita ao Porto.
“Compreende-se, portanto, a razão pela qual 94% tenham afirmado que tencionam recomendar o Porto a amigos e familiares e 90% tenham manifestado a intenção de repetir a visita àquele que foi considerado o Melhor Destino de Cidade do Mundo em 2022 e o Melhor Destino Europeu para Escapadela em 2023”, pode ler-se numa nota do ISAG-EBS.
De acordo com esta pesquisa, entre os inquiridos, 77% afirmaram estar em turismo na cidade, onde ficaram, em média, 4,7 noites, tendo a maioria escolhido ficar alojada em hotel (56%) enquanto 21% ficou em unidades de Alojamento Local, 11% em casa de amigos ou familiares e outros 11% em hostels.
O inquérito divulgado pela Câmara Municipal foi realizado em novembro, em vários pontos da cidade, com uma amostra de 901 inquiridos, em que 678 vivem na região e 223 são estrangeiros.
Destino cultural
O ano também começou com os viajantes a distinguirem, mais um vez, o Porto como destino a visitar. Desta vez foram os utilizadores do Tripadvisor que escolheram a Invicta entre os melhores destinos culturais do mundo. Numa lista de 25 cidades, o Porto surge na 13.ª posição, à frente de destinos como Buenos Aires, Viena ou mesmo Berlim.
Destacando a cidade que “deu o nome ao país”, assim como ao vinho, famoso em todo o mundo, o Tripadvisor diz que uma visita ao Porto não pode ficar sem aproveitar as provas vínicas, as tours diárias e históricas, assim como os passeios ao ar livre.
“O centro histórico, centrado na Ribeira, foi construído nas colinas sobranceiras ao rio Douro e hoje é Patrimônio Mundial da UNESCO”, sublinha a plataforma de viagens, considerando a Igreja de São Francisco como um das “atrações principais” a conhecer.
Os vencedores deste ano dos “Travellers’ Choice Awards Best of the Best” são destinos cujos hotéis, restaurantes e atrações receberam, no último ano, um grande volume de avaliações e opiniões positivas da comunidade que utiliza a plataforma.
Numa lista encabeçada pela ilha de Cuba de forma geral, os viajantes escolheram, ainda, Cusco (Peru), Agra (Índia), Fez (Marrocos), Atenas (Grécia), Dublin (Irlanda), Colombo (Sri Lanka), Hue (Vietname), Edimburgo (Escócia), Tóquio (Japão), Praga (República Checa), Addis Ababa (Etiópia), Sevilha (Espanha), Viena (Áustria), Singapura, Berlim (Alemanha), Amã (Jordânia), Buenos Aires (Argentina), Quito (Equador), Hong Kong, Bogotá (Colômbia), Yerevan (Arménia) e Baku (Azerbaijão).
O Tripadvisor considera que, “desde museus e locais históricos até sabores e tradições locais, as experiências nestes locais são verdadeiramente únicas”. “Menos de 1% dos oito milhões de anúncios do Tripadvisor são premiados com o prémio Best of the Best, o que significa o mais alto nível de excelência em viagens”, acrescenta a empresa.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Minas Gerais recebe II Encontro Nacional do Associativismo Luso-Brasileiro
Minas Gerais será sede do II Encontro Nacional do Associativismo…
Comissão Europeia lança edital de € 40,5 milhões para projetos estratégicos de infraestrutura em países parceiros
A Comissão Europeia anunciou o lançamento do Global Gateway Early-Stage…
Acordo UE–Mercosul volta ao centro do debate internacional
O acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul…
Mercosul e União Europeia aproximam-se da formalização do acordo comercial
O acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia deve…
Convite Evento Pré-COP 30: International Trends for a Net Zero and Climate-Resilient Future
O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade, em sua edição…
Acredita Exportação facilita devolução de tributos a pequenos negócios
O governo federal lançou o programa Acredita Exportação, destinado a microempreendedores…
Mercado de trabalho brasileiro continua forte com criação recorde de empregos formais
O Brasil registrou em agosto de 2025 a criação de…
Convite: Pré-Cop e a perspectiva das empresas europeias no Brasil
As Câmaras Europeias de Comércio no Brasil têm a honra…
Novo acordo amplia relações econômicas entre Mercosul e EFTA
O Mercosul e a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA)…
Pix ganha espaço em discussões globais e aponta para expansão internacional
O sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do…
Avanços na Infraestrutura Portuária em Portugal e Oportunidades para o Comércio Brasil–Portugal
Portugal está a investir significativamente na modernização e expansão da…
De província esquecida à potência nacional: a ascensão econômica de São Paulo
Até o século XIX, São Paulo era uma província periférica…











