Notícias
- Home
- Economia e Negócios
- Santos e Coimbra assinam acordo para desenvolvimento tecnológico e soluções urbanas
Santos e Coimbra assinam acordo para desenvolvimento tecnológico e soluções urbanas
Como parte das comemorações pelos 478 anos de Santos, foi assinado o protocolo de intenções Programa Inovação e Conexão Brasil-Portugal entre a Fundação Parque Tecnológico do Município e o Instituto Pedro Nunes, de Coimbra, no último dia 26, no Paço Municipal.
O documento representa o pontapé inicial para a criação de um plano de trabalho a ser desenvolvido pelas duas entidades. A assinatura do protocolo de intenções é resultado da missão internacional comandada pela Prefeitura no ano passado, realizando visitas às cidades europeias, incluindo Coimbra, em busca de parcerias e iniciativas que colaborassem para o desenvolvimento da Cidade e um presente para o aniversário da Cidade, diz o prefeito Rogério Santos.
“Essa parceria com o Instituto Pedro Nunes vai gerar soluções urbanas, trazer a vocação da tecnologia e da inovação cada vez mais para Santos, gerando emprego, mas também aproximando cada vez mais as duas cidades. A cidade de Coimbra, histórica para Santos, é a história de José Bonifácio e de Bartolomeu de Gusmão, mas também é a história de tanta gente do Brasil, de Santos e de Portugal”, ressalta o prefeito.
Criado por iniciativa da Universidade de Coimbra em 1991, o Instituto Pedro Nunes é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover a inovação e a troca e transferência de tecnologia por meio de ligações com meios científicos e tecnológicos, por isso o interesse na parceria, explica o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, acrescentando que os dois terão muito a ganhar com a parceria.
“O Instituto Pedro Nunes é um centro de desenvolvimento enorme, é uma das maiores incubadoras que há no mundo, tem ganhado muitos prêmios e Coimbra está completamente empenhada em colaborar com as suas cidades-irmãs e Santos é uma delas. Então, acho que vai potencializar os dois lados e servirá para que os dois, no final, possam ser mais fortes. Esse é o grande objetivo destas parcerias, nesta área tecnológica, que está em permanente evolução”, diz Francisco Veiga.
O presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, também acredita que a parceria será um passo importante para o crescimento dos profissionais e empresas brasileiras dentro de um cenário global. Segundo ele, o intuito é justamente que haja, na prática, trocas de inteligências entre os dois centros de inovação.
“Assim podemos entender como funcionam as empresas na Europa, em Portugal, para dar oportunidade também às empresas brasileiras de compreenderem o mercado europeu. E, por outro lado, as empresas europeias podem contratar mão de obra brasileira e conhecer o que fazemos. E a gente vai ter também essa capacitação de mão de obra aqui, no Parque Tecnológico, com conteúdo vindo também da Europa, para que nossos alunos, nossos jovens, tenham essa complementação”.
O objetivo é de que sejam realizados, no futuro, eventos presenciais e on-line para a troca de experiências entre as duas instituições. Em março, deve ocorrer a primeira participação de uma delegação do Instituto Pedro Nunes para a preparação de um plano de trabalho que possibilite a criação de projetos, por exemplo, entre as duas entidades.
“A assinatura é o início, o pontapé, para que também a gente consiga aprofundar o trabalho técnico e a elaboração de um plano de trabalho. A partir daí, teremos um trabalho conjunto e contínuo para os próximos anos”, afirma Eduardo.
Participaram do evento ainda a vice-prefeita Renata Bravo, representantes do Executivo e do Legislativo santista, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento, António Albuquerque e a chefe de gabinete de Relações Institucionais e Internacionais de Coimbra, Joana Gouveia Loureiro, além do vereador da Câmara de Lousã, Ricardo Fernandes e representantes da comunidade portuguesa em Santos.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Minas Gerais recebe II Encontro Nacional do Associativismo Luso-Brasileiro
Minas Gerais será sede do II Encontro Nacional do Associativismo…
Comissão Europeia lança edital de € 40,5 milhões para projetos estratégicos de infraestrutura em países parceiros
A Comissão Europeia anunciou o lançamento do Global Gateway Early-Stage…
Acordo UE–Mercosul volta ao centro do debate internacional
O acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul…
Mercosul e União Europeia aproximam-se da formalização do acordo comercial
O acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia deve…
Convite Evento Pré-COP 30: International Trends for a Net Zero and Climate-Resilient Future
O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade, em sua edição…
Acredita Exportação facilita devolução de tributos a pequenos negócios
O governo federal lançou o programa Acredita Exportação, destinado a microempreendedores…
Mercado de trabalho brasileiro continua forte com criação recorde de empregos formais
O Brasil registrou em agosto de 2025 a criação de…
Convite: Pré-Cop e a perspectiva das empresas europeias no Brasil
As Câmaras Europeias de Comércio no Brasil têm a honra…
Novo acordo amplia relações econômicas entre Mercosul e EFTA
O Mercosul e a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA)…
Pix ganha espaço em discussões globais e aponta para expansão internacional
O sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do…
Avanços na Infraestrutura Portuária em Portugal e Oportunidades para o Comércio Brasil–Portugal
Portugal está a investir significativamente na modernização e expansão da…
De província esquecida à potência nacional: a ascensão econômica de São Paulo
Até o século XIX, São Paulo era uma província periférica…











