Tour gratuito pelo Centro de São Paulo conta a história do Café no Brasil

O Dia Internacional do Café é comemorado em 01 de Outubro e nesta data o Pátio Metrô São Bento, em parceria com o grupo Caminhos do Triângulo, lança o Tour Guiado – Café e Cafeterias, passeio na capital paulista que mostra as mudanças ocorridas nos séculos XIX e XX, em decorrência do período da Expansão Cafeeira no Brasil.

A atividade é gratuita e acontece em todos os sábados de outubro e novembro, com saída às 11h e retirada de senhas a partir das 10h30. O ponto de encontro será na Praça da Colmeia, localizada dentro do empreendimento, na Estação São Bento do Metrô.

O roteiro percorre o Triângulo Histórico, no Centro de São Paulo. O passeio segue pelas principais ruas apresentando os pontos importantes da época, enquanto visita lugares onde funcionaram grandes cafeterias e restaurantes, nos quais a elite paulistana e importantes nomes da história se reuniam. Esses locais eram pontos de encontro de intelectuais, palco de discussões políticas e inspiração artística.

O Café trouxe transformações em níveis sociais, econômicos, políticos e também nos costumes e hábitos da sociedade paulistana, e hoje o amado “cafezinho brasileiro” está presente na rotina de toda a população. A caminhada resgata a história de lugares e pessoas influentes na época da Expansão Cafeeira no Brasil, passando por pontos como Praça Antônio Prado, Pátio do Colégio e Largo do Café.

História

A produção cafeeira está diretamente ligada ao desenvolvimento da cidade de São Paulo. O grão chegou ao Brasil no século 18, trazido da Guiana Francesa e em São Paulo encontrou as condições climáticas favoráveis para seu cultivo. Questões territoriais como o rápido escoamento da produção pelo Porto de Santos tornaram-se decisivas para contribuir para sua expansão.

Durante os séculos 19 e 20, o café foi a principal base econômica da capital e do Brasil. A produção de café trouxe um cenário favorável para investir em atividades ligadas à indústria e ao desenvolvimento do comércio interno e na construção de portos, ferrovias e em atividades ligadas à indústria e ao desenvolvimento do comércio interno.

Festival do Café

O Triângulo SP é um recorte especial do centro histórico paulistano, onde se situam os principais prédios históricos da cidade, em locais como o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco.

Todos os dias, milhares de paulistanos visitam a região para trabalhar, fazer compras, aproveitar as opções culturais e gastronômicas. É nesta área que estão pontos turísticos como o Museu Anchieta, Farol Santander, Centro Cultural Banco do Brasil, Mosteiro de São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Matarazzo, Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Sampa Sky, entre outros.

Pensando nessa demanda populosa e no significado que a região tem para o paulistano, nasceu o projeto Triângulo SP – com o objetivo de trazer para o entorno, atrativos noturnos e aos finais de semana, tornando-o um dos principais destinos turísticos da capital. O projeto é da Prefeitura de São Paulo, com a coordenação da Secretaria Municipal de Turismo.

É neste contexto que a 3ª edição do Festival do Café no Triângulo SP retorna como evento presencial e traz 30 cafeterias com apresentações especiais em sua programação, disponível em https://festivaldocafesp.com.br/.

Também de 27/09 a 01/10 no Edifício Matarazzo – Térreo, o público terá a oportunidade de compreender um pouco mais sobre a trajetória dos migrantes que saíram de seus países de origem rumo às fazendas de café e como esse importante fragmento da história influenciou na formação de uma identidade paulista. Realizada pelo Museu da Imigração, em parceria com o Museu do Café, a exposição “Imigrantes do Café” levará ao prédio da Prefeitura Municipal registros e testemunhos conduzidos pelos acervos museológicos e iconográficos preservados por ambos os equipamentos. Parceria com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Serviço:

Tour Guiado – Café e Cafeterias