Universidade de Brasília recebe escritora portuguesa para aula inaugural

Lídia Jorge na UFRJ, 2023. Foto Embaixada de Portugal/ divulgação

A escritora portuguesa Lídia Jorge profere a conferência “O feminismo é um humanismo”, como Aula Inaugural do semestre letivo do Instituto de Letras da UnB.

A conferência enquadra-se nas celebrações do mês de março – mês que tradicionalmente alberga ações acadêmicas, artísticas e culturais em torno de questões relacionadas aos direitos das mulheres e à causa feminista.

O Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos , e o Vice-Reitor da Universidade de Brasília, Prof. Dr. Enrique Huelva, participam na mesa de abertura desta sessão.

Lídia Jorge, autora de mais de 10 romances, para além de inúmeros contos e crônicas, foi laureada, somente no ano de 2023, com 5 prêmios literários, tendo recebido mais de 20 honrarias ao longo da sua carreira. A escritora, que permanece em atividade (seu último romance, Misericórdia, foi publicado em 2022), é um dos mais importantes nomes da ficção portuguesa do pós-25 de Abril.

A iniciativa resulta de uma ação conjunta das Cátedras Agostinho da Silva (UnB) e Lídia Jorge (UFG), ambas integrantes da rede de Cátedras Camões, realizada em parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil e o Camões – CCP Brasília.

O evento acontece em 20 de março de 2024, às 10h30, no Auditório 1 do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro, Brasília, como Aula Inaugural do semestre letivo 1/2024 do Instituto de Letras da UnB.

Carlos Reis

Também a UnB recebe o prestigiado e premiado intelectual português Carlos Reis para a conferência “O romance como Revolução” como Aula Inaugural do semestre letivo do Póslit/UnB.

Referência internacional no campo dos estudos da narrativa e do romance de Língua Portuguesa, Professor Catedrático Emérito da Universidade de Coimbra, Carlos Reis discutirá um tema atualíssimo: as figurações e intermediações da Revolução na forma literária mais consumida no mundo, o romance.

Esta conferência marca o início das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos (Portugal, 1974) no Instituto de Letras da Universidade de Brasília.

A iniciativa resulta de uma parceria da Cátedra Agostinho da Silva (UnB) com a Embaixada de Portugal no Brasil e o Camões – CCP Brasília.

O evento acontece em 21 de março, 19h00 – Auditório 1 do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro.