Notícias

You are here:

Universidade de Coimbra estuda múmias egípcias do Museu Nacional do Brasil

Uma equipe de cientistas da Universidade de Coimbra (FCTUC) estuda o espólio egípcio do Museu Nacional do Brasil, destruído no incêndio de 2018. O estudo é liderado pela Unidade de I&D Química-Física Molecular (QFM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

 

Nesta investigação, em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, está previso a análise dos ossos queimados de quatro múmias com aproximadamente quatro a cinco mil anos, nomeadamente dois sacerdotes do período intermédio, uma cantora de Ámon da 22ª dinastia e uma mulher do período romano.

 

De acordo com Maria Paula Marques, professora do Departamento de Ciências da Vida (DCV) e investigadora na Unidade de QFM-UC, “os objetivos são determinar qual a temperatura a que os ossos foram queimados, que contaminações apresentam e que possíveis patologias tinham. Por exemplo, se os vestígios ósseos tiverem sido queimados a uma temperatura baixa a moderada (até 400ºC) possuirão ainda proteínas (colagénio), assim como vestígios de lípidos (gorduras)”, explica a docente.

 

Por outro lado, continua, “se tiverem estado expostos a temperaturas acima dos 600 ou 700ºC não apresentam nenhum componente orgânico (como proteínas ou lípidos), restando apenas a matriz mineral cuja estrutura se vai modificando à medida que a temperaturas de queima aumenta. Tudo isto é avaliado através das técnicas específicas utilizadas neste estudo”, revela.

 

“Para estudar ossos humanos queimados utilizamos técnicas de espetroscopia, de infravermelho e de Raman, que nos permitem avaliar a composição química e a estrutura das amostras, bem como verificar a que temperatura foram sujeitas. Este tipo de análises é importante em Ciência Forense, nomeadamente em identificação de vítimas de acidentes que envolveram fogo, quando a identificação não é possível através de análises de ADN e também em investigação Bio antropológica e Bio arqueológica”, esclarece Maria Paula Marques.

 

Além do uso destas técnicas, a equipa de investigadores da FCTUC usa ainda métodos baseados em neutrões (uma partícula subatómica), só disponíveis em grandes infraestruturas como o ISIS Neutron & Muon Source, em Inglaterra.

 

“A técnica de dispersão de neutrões não utiliza radiação visível proveniente de lasers ou radiação de infravermelho, disponíveis no nosso laboratório, mas sim um feixe de neutrões, dando-nos assim informações complementares”, finaliza.

 

Para além dos professores Maria Paula Marques e Luís Batista de Carvalho, participam neste estudo Ana Brandão (QFM-UC), David Gonçalves (Direção-Geral do Património Cultural), Victor Guida de Freitas, Claudia Rodrigues-Carvalho e Murilo Bastos (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Fonte: Mundo Lusíada

 

Notícias Relacionadas