Notícias
Universidade de Goiás firma cinco acordos com universidades de Portugal
Durante o XXXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que ocorreu na Universidade de Coimbra, de 12 a 14 de julho, a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, e a secretária de relações internacionais (SRI-UFG), Laís Forti Thomaz realizaram uma missão acadêmica em Portugal.
As responsáveis brasileiras fizeram visitas em Universidades de Lisboa e no Porto, além da anfitriã do encontro, Universidade de Coimbra (U. Coimbra). Como resultado desta missão, foram firmados cinco acordos com universidades portuguesas: ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade Lusófona, Universidade de Maia, Instituto Politécnico do Porto e com a própria Universidade de Coimbra.
As representantes da UFG também visitaram o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Segundo Lais Thomaz, com o Instituto Politécnico do Porto há grande interesse em Inteligência Artificial (IA), destaque no portfólio da UFG.
Durante a viagem, a Universidade de Goiás também participou de duas reuniões paralelas. A primeira reuniu reitores de universidades portuguesas e brasileiras e a segunda reitores de universidades brasileiras e de países africanos.
“Foram ambas muito produtivas, onde a UFG teve um protagonismo importante, de fazer mobilidade, e também, pesquisas conjuntas com essas universidades”, afirmou a secretária de relações internacionais. A UFG possui atualmente 15 acordos vigentes com Universidades portuguesas e 8 com Moçambique.
Laís ressaltou a importância da participação da UFG no encontro da AULP, a rapidez da assinatura dos acordos, além da possibilidade de consolidação de novos tratados. A Universidade também teve a oportunidade de socializar, de forma inédita, com instituições de ensino superior de Angola e outras de Moçambique, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
“A UFG marca sua presença no mundo, sendo apta a colaborar e cooperar mais com esses países, descobrindo melhores técnicas de pesquisa e melhores soluções para problemas comuns” conta Lais. A UFG já possui 15 acordos vigentes com Portugal, sendo este o país com o qual a universidade tem mais parcerias e com Moçambique são 8 acordos.
No Porto
Já no início de julho, uma comitiva do governo brasileiro esteve no Politécnico do Porto, para assinatura de cooperação entre a Secretaria de Ensino Profissional e Tecnológico do Ministério da Educação do Brasil (SETEC/MEC) e o Politécnico do Porto, visando estratégias na área da Eficiência Energética, Energias Renováveis, Transição Energética e Smart Grids, mediada através do Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e Desenvolvimento (GECAD), do Instituto Superior de Engenharia (ISEP), escola que também foi visitada pela comitiva.
Segundo o responsável secretário de Ensino Profissional e Tecnológico, Tomás Sant’Ana, a SETEC/MEC tem incentivado a instalação de alternativas de energias renováveis nos 677 campi dos Institutos Federais do Brasil através de um programa designado EnergIF.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Novo modelo de entradas gratuitas em museus e monumentos usado por 130 mil pessoas
O novo modelo de entradas gratuitas nos museus, monumentos e…
Mais de 2,5 milhões de pessoas assistiram à Romaria d’Agonia em Viana
Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a…
Museu da Língua Portuguesa irá projetar vídeo em fachada e promover apresentações musicais no 7 de Setembro
Uma programação gratuita que se estende até a noite: assim…
Feira do Livro do Porto abre com 130 ‘stands’ e centenas de atividades
A Feira do Livro do Porto, que abriu nesta sexta-feira…
Fadistas Jorge Fernando e Maria Emília se apresentam na Casa de Portugal São Paulo
No sábado, dia 24 de agosto, a Casa de Portugal…
Porto é o primeiro destino convidado de prestigiado festival no Brasil
Prestigiado evento gastronômico no Brasil, o Festival Cultura e Gastronomia…
Museus e monumentos portugueses somaram mais de cinco milhões de visitantes em 2023
Os museus, monumentos e palácios desde janeiro sob a gestão…
Escritor brasileiro Arnaldo Antunes é o autor homenageado do festival Escritaria 2024
O autor brasileiro Arnaldo Antunes será o escritor homenageado na…
Exposição gratuita na Biblioteca Nacional no RJ celebra 500 anos de Camões
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério…
Rio de Janeiro prepara-se para receber nova edição do “Festival Fado”
“Fado e a Liberdade” será o tema da 14ª edição…
Pela primeira vez no Brasil, pianista Inês Filipe faz recital na Embaixada de Portugal
Jovem, versátil, original, Inês Filipe é uma das mais ativas…
23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto traz mais de 400 atrações
De 1 a 11 de agosto, a população de Ribeirão…