Notícias
Universidade do Amapá fecha acordo de intercâmbio com instituições portuguesas

A Universidade do Estado do Amapá – Ueap anunciou acordo de intercâmbio para acadêmicos de graduação com universidades portuguesas, no âmbito do programa de internacionalização. O anúncio foi feito com o embaixador de Portugal no Brasil, que esteve na instituição para proferir palestra sobre a internacionalização no ensino superior.
“Somente a Universidade do Porto possui mais de 100 convênios com universidades brasileiras”. A frase dita pelo embaixador Luis Faro Ramos revela o empenho da academia em fechar parcerias no sentido da internacionalização.
O evento, ocorrido na tarde do último sábado (23), reuniu a reitora da Ueap, Dra. Katia Paulino, representantes do governo do estado do Amapá, representantes do curso de Relações Internacionais da Unifap, da Embrapa, do vice-consulado português no Pará, além de estudantes da Ueap. Houve também a exposição de obras do artista visual J.Márcio.
O embaixador português Luis Faro participou, junto à reitora Kátia Paulino, de um encontro com a comunidade acadêmica com o objetivo de tirar dúvidas e explicar a importância da internacionalização, o estágio em que se encontram as tratativas da Ueap com universidades portuguesas, possibilidades de intercâmbio entre acadêmicos do Brasil e Portugal, além de um histórico recente da situação das duas academias.
A reitora Kátia Paulino afirmou que, em breve, a Universidade vai anunciar um edital exclusivo para estudantes da Ueap, contendo 2 vagas por cada curso de graduação, direcionado ao intercâmbio em universidades de Portugal.
Visita ao Amapá
O Embaixador de Portugal iniciou no dia 22 uma visita de trabalho ao estado do Amapá. Foi recebido no aeroporto pelo Governador em exercício e pela Vice-Cônsul com jurisdição no estado, Maria Fernanda Pinheiro.
Além de uma homenagem na Assembleia Legislativa em Macapá, Luis Ramos encontrou-se com prefeito, o Governador em exercício, e com um grupo de empresários da região. A visita prosseguiu com encontros com a comunidade portuguesa, que celebrou o V Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte do Brasil.
No segundo dia da sua visita de trabalho, o embaixador de Portugal, acompanhado da vice cônsul com jurisdição no estado, visitou a fortaleza de São José de Macapá, o Marco zero da cidade, proferiu uma intervenção na universidade estadual de Amapá e confraternizou com elementos da comunidade.
A visita terminou em festa, com a presença em Mazagão Velho participando nas cerimônias das festividades de são Tiago, no dia 24. Mazagão conserva muitas tradições portuguesas e ainda é possível encontrar famílias de raiz portuguesa, como os Aires ou os Nunes. “Agradecemos às autoridades estaduais e locais todo o apoio à visita, e prometemos desde já estar presentes no VI Encontro das comunidades portuguesas no norte do Brasil, em 2023” divulgou a embaixada.
Fonte: Mundo Lusíada
- Publicado a 02 de Agosto de 2022
Notícias Relacionadas
Seis universidades portuguesas entre as mil melhores do mundo
Seis universidades portuguesas foram incluídas entre as mil melhores do…
Quatro portugueses nomeados para a Bola de Ouro
Os internacionais portugueses Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, João Cancelo e…
Publicada antologia pioneira de Fernando Pessoa organizada em Lisboa
Fernando Pessoa nunca teve “o imediato como valor de expressão…
Maria João e músicos brasileiros celebram Bicentenário da Independência em Coimbra
Para marcar as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil,…
Teatrão de Coimbra prepara Festival de Teatro Brasileiro em Portugal
O Teatrão, de Coimbra, anunciou nesta quinta-feira que está a…
Livro homenageia o papel dos emigrantes madeirenses no Brasil
Foi lançado o livro “O Regresso dos que nunca partiram:…
Empresário Mário Ferreira foi hoje o primeiro português a ir ao espaço
Neste 04 de agosto, o empresário Mário Ferreira tornou-se o…
Centro Cultural Português de Santos retoma “Festa de Santoinho” depois de dois anos
O Centro Cultural Português de Santos realizou no sábado dia…
Em Óbidos, Mercado Medieval visitado por 150 mil pessoas em 11 dias
Em Leiria, o Mercado Medieval de Óbidos atraiu cerca de…
Dois concertos em Lisboa com músicas de D. Pedro nos 200 anos da independência do Brasil
Dois concertos com músicas do rei D. Pedro (I do…