Notícias

You are here:

Universidade do Amapá fecha acordo de intercâmbio com instituições portuguesas

A Universidade do Estado do Amapá – Ueap anunciou acordo de intercâmbio para acadêmicos de graduação com universidades portuguesas, no âmbito do programa de internacionalização. O anúncio foi feito com o embaixador de Portugal no Brasil, que esteve na instituição para proferir palestra sobre a internacionalização no ensino superior.

“Somente a Universidade do Porto possui mais de 100 convênios com universidades brasileiras”. A frase dita pelo embaixador Luis Faro Ramos revela o empenho da academia em fechar parcerias no sentido da internacionalização.

O evento, ocorrido na tarde do último sábado (23), reuniu a reitora da Ueap, Dra. Katia Paulino, representantes do governo do estado do Amapá, representantes do curso de Relações Internacionais da Unifap, da Embrapa, do vice-consulado português no Pará, além de estudantes da Ueap. Houve também a exposição de obras do artista visual J.Márcio.

O embaixador português Luis Faro participou, junto à reitora Kátia Paulino, de um encontro com a comunidade acadêmica com o objetivo de tirar dúvidas e explicar a importância da internacionalização, o estágio em que se encontram as tratativas da Ueap com universidades portuguesas, possibilidades de intercâmbio entre acadêmicos do Brasil e Portugal, além de um histórico recente da situação das duas academias.

A reitora Kátia Paulino afirmou que, em breve, a Universidade vai anunciar um edital exclusivo para estudantes da Ueap, contendo 2 vagas por cada curso de graduação, direcionado ao intercâmbio em universidades de Portugal.

Visita ao Amapá

O Embaixador de Portugal iniciou no dia 22 uma visita de trabalho ao estado do Amapá. Foi recebido no aeroporto pelo Governador em exercício e pela Vice-Cônsul com jurisdição no estado, Maria Fernanda Pinheiro.

Além de uma homenagem na Assembleia Legislativa em Macapá, Luis Ramos encontrou-se com prefeito, o Governador em exercício, e com um grupo de empresários da região. A visita prosseguiu com encontros com a comunidade portuguesa, que celebrou o V Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte do Brasil.

No segundo dia da sua visita de trabalho, o embaixador de Portugal, acompanhado da vice cônsul com jurisdição no estado, visitou a fortaleza de São José de Macapá, o Marco zero da cidade, proferiu uma intervenção na universidade estadual de Amapá e confraternizou com elementos da comunidade.

A visita terminou em festa, com a presença em Mazagão Velho participando nas cerimônias das festividades de são Tiago, no dia 24. Mazagão conserva muitas tradições portuguesas e ainda é possível encontrar famílias de raiz portuguesa, como os Aires ou os Nunes. “Agradecemos às autoridades estaduais e locais todo o apoio à visita, e prometemos desde já estar presentes no VI Encontro das comunidades portuguesas no norte do Brasil, em 2023” divulgou a embaixada.

Fonte: Mundo Lusíada

Share on facebook

Notícias Relacionadas