Notícias
- Home
- Associados
- Excelência no direito, da máquina de escrever à inteligência artificial [Reis Advogados]
Excelência no direito, da máquina de escrever à inteligência artificial [Reis Advogados]
Por Felipe Reis, advogado e CEO do Reis Advogados.
Quando olho para a estrutura atual do Reis Advogados, que conta com unidades espalhadas por diferentes capitais, atendimento nacional e um portfólio que inclui as maiores instituições financeiras do País, além de empresas dos setores de energia, cooperativismo, agronegócio, seguros e construção civil, é impossível não lembrar das raízes que antecederam essa trajetória. A história da família remonta a Portugal, de onde partiram nossos antepassados em busca de novas oportunidades no Brasil, levando consigo valores de trabalho, ética e dedicação que permanecem vivos até hoje.
Essa herança ajudou a moldar o escritório e conecta de maneira especial o nome Reis às suas origens lusitanas, na pessoa de meu bisavô, Thomé Francisco dos Reis, natural de Covões, Norte de Portugal, que cruzou o Atlântico, deixando sua terra, ainda adolescente, em busca de novas oportunidades no Brasil, em 1871, no fim do Século XIX. Trabalhou 30 anos na Estrada de Ferro Mogiana. Retornou à terra natal para se casar com Violante da Conceição, uma jovem do Alentejo, da vila de Marvão. O matrimônio aconteceu em 16 de novembro de 1898, na Igreja Paroquial de Covões, sob a bênção de Santo Antônio, o “casamenteiro”.
O casal partiu então para o Brasil, levando consigo a coragem, a fé e os valores portugueses, que se materializaram na Fazenda São Thomé, em Pitangueiras, no interior de São Paulo. Ali prosperaram com o café, transmitindo aos filhos e netos o legado de trabalho, disciplina, religiosidade e apego à família. Thomé ainda levou outros parentes de Portugal para se fixarem no Brasil, ampliando as raízes da nossa família no País. Assim, o elo com Portugal permanece como forte herança cultural, preservada ao longo das gerações dos Reis.
Um dos filhos do casal foi Manoel Joaquim dos Reis, meu avô paterno, nascido em1908, em Coimbra, durante uma visita da família a Portugal. Ele tornou-se médico em Bebedouro, no interior paulista, e se casou com Didier Mira Assumpção. De sua união nasceu meu pai, Paulo Roberto Joaquim dos Reis. E foi em uma pequena sala improvisada no consultório de meu avô, em Bebedouro, onde ainda hoje se localiza nossa matriz, que meu pai iniciou, em 1969, uma trajetória que mudaria para sempre a história do Direito na região e se tornaria referência nacional na área bancária.
Ele começou sozinho, advogando com a pasta debaixo do braço, em causas cíveis, de família e até criminais, muitas vezes atuando de madrugada em delegacias ou conciliando pequenos conflitos ainda no balcão policial. Não demorou para ganhar fama de profissional sério, combativo e honesto, alguém que, se aceitasse uma causa, defenderia o cliente com unhas e dentes. Foi assim que se tornou o “Doutor Reizinho” de Bebedouro, reconhecido não só pela competência técnica, mas também pela gentileza e pelo respeito com que tratava todos nos fóruns e cartórios.
Com o tempo, os casos multiplicaram-se. Vieram os primeiros clientes no comércio local, depois o setor público e, em seguida, os bancos. A confiança conquistada em um processo relevante para o Banco Mercantil abriu caminho para que outras instituições financeiras se tornassem clientes do escritório. A partir dali, consolidou-se a especialização no Direito Bancário, que viria a ser o grande alicerce de expansão da banca. Mas, meu pai não se limitava ao setor financeiro: ainda nos anos 1980, já atuava também para cooperativas, como a Coopercitrus e a Credicitrus, o que fortaleceu a presença em segmentos que continuam estratégicos para nós até hoje
A década de 1990 trouxe outro impulso. Os planos econômicos aumentaram exponencialmente a demanda judicial. O escritório soube responder a essa oportunidade com a mesma seriedade e dedicação que marcaram toda a sua história. Bebedouro, que antes parecia pequena para tamanho potencial, já não bastava: o nome do Reis Advogados começava a se projetar além das fronteiras da região, sempre amparado pela ética, pela confiança e pela reputação de excelência construída por meu pai.
Quando cheguei ao escritório, no início dos anos 2000, comecei como estagiário. Meu olhar, porém, voltou-se logo para as áreas de processos e tecnologia. Percebi que era preciso padronizar processos, modernizar sistemas e investir em infraestrutura digital. Propus ao meu pai um projeto de renovação tecnológica, que ele, com a visão aberta que sempre teve, acolheu. Pouco tempo depois, essa aposta mostrou-se decisiva: conquistamos novos clientes, assumimos processos de grande complexidade e criamos diferenciais que se desdobram em áreas inteiras de inovação jurídica dentro da banca. Hoje, também somos uma referência em tecnologia aplicada ao Direito.
Em 2019, quando completamos 50 anos, celebramos não apenas uma trajetória, mas também um reposicionamento. Adotamos a marca Reis Advogados e inauguramos uma unidade exclusiva de tecnologia, com foco em desenvolver ferramentas próprias de inteligência artificial e análise de dados. Essa é a tradução prática de como mesclamos tradição e inovação, mantendo o DNA de combatividade e honestidade herdado de meu pai, mas com os olhos voltados para o futuro.
Seguimos crescendo. Nossa sede em Bebedouro é o coração de uma rede que se estende por São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. Dentre os mais de 650 colaboradores, temos orgulho de contar com um quadro majoritariamente feminino: mais de 70% do nosso time é constituído por mulheres e mais de 75% da nossa liderança é feminina, número acima da média da advocacia brasileira. Também mantemos programas de reconhecimento e incentivo interno que reforçam o espírito de equipe e a valorização de talentos.
Carrego comigo o legado de meu pai, que ainda hoje acompanha de perto nosso trabalho, oferecendo conselhos firmes e sábios. E tenho a responsabilidade de garantir que o Reis Advogados continue sendo, como sempre foi, sinônimo de ética, dedicação e excelência. Afinal, se um dia tudo começou em uma pequena sala com uma máquina de escrever financiada, é porque havia uma convicção maior sustentando aquele gesto: a de que, com coragem, trabalho e seriedade, não existem limites para o que podemos construir.
E foi com a força desses valores ancestrais que, um século e meio depois, fizemos o caminho inverso do meu bisavô Thomé Francisco dos Reis, cruzando o Atlântico para instalar uma unidade do Reis Advogados em Oeiras, na Região Metropolitana de Lisboa. Nem um oceano é capaz de romper vínculos familiares tão fortes e significativos!
- Publicado em
Notícias relacionadas
Bison Bank duplica resultados e reforça trajetória de crescimento sustentável e inovação digital [Bison Bank]
Recentemente, o Bison Bank anunciou os resultados de 2025, que marcaram o melhor desempenho da…
O MBA certo pode mudar a sua carreira: Descubra qual é o ideal para si [Porto Business School]
Num contexto empresarial cada vez mais dinâmico e globalizado, a decisão de investir num MBA…
Renault Trucks D conquista 4 estrelas no Euro NCAP e obtém selo CitySafe [Nors]
O Renault Trucks D, veículo dedicado a operações de distribuição, foi distinguido com 4 estrelas…
A era do terapeuta algorítmico [IC Educ]
A digitalização da saúde mental não é tendência. Já virou parte da infraestrutura de cuidado…
A nova competição global por talento [The Life Curators]
Durante grande parte da história econômica moderna, países e cidades competiram principalmente por investimentos industriais,…
ROYAL PARK: Habitação moderna no coração de Matosinhos [LCM International Realty]
Matosinhos, cidade dinâmica conhecida pelas suas tradições, cultura, gastronomia e belas praias, recebe um novo…
NR-01: prazo final é maio de 2026 (sem prorrogação) – A sua empresa está preparada? [TothBe]
Os afastamentos por transtornos mentais cresceram de forma expressiva no Brasil e já figuram entre…
5 Verbos que Separam o Vendedor 5.0 do Amador [IC Educ]
No capítulo 7 do meu novo livro, Venda Implacável (DVS Editora), eu não apresento uma…
Cultura urbana como motor econômico [The Life Curators]
A cultura muitas vezes é vista como um elemento complementar nas estratégias de desenvolvimento urbano.…
Riscos psicossociais: o que as empresas precisam fazer agora Framework CARE [Mental One]
Nos últimos anos, a saúde mental deixou de ser um tema periférico nas organizações para…
Uma business school não se anuncia. Constrói-se [Porto Business School]
Há conquistas que são mais do que um número numa tabela. A Porto Business School…
Renault Trucks lança nova solução de manutenção para embraiagens [Nors]
A Renault Trucks, representada pela Nors em Portugal, lançou um novo Pack Embraiagem para viaturas…











