Notícias
- Home
- Associados
- A Modernização do Setor Elétrico Brasileiro: um desafio para todos [FCR Law]
A Modernização do Setor Elétrico Brasileiro: um desafio para todos [FCR Law]

Autora: Renata Armonia – Sócia da FCR LAW
O Setor Elétrico Brasileiro está novamente nas discussões e muitas coisas podem mudar. A questão que causa maior controvérsia é o fato de que a segurança do sistema elétrico precisa ser garantida, seja em termos de suprimento seja em termos financeiros. Até este ponto todos estão de acordo, questão se complica quando há tentativas de repartir o custo, evitando que a segurança energética seja paga apenas pelo consumidor do mercado regulado.
Quando observamos a matriz energética brasileira, percebemos que 65% é composta de energia hidráulica, o que sempre nos deu muita segurança energética uma vez que a água, até hoje, é a única fonte de energia que se consegue estocar, desde que disponível o que nem sempre acontece. Por outro lado, temos novas fontes de energia intermitentes, as vedetes do sistema: eólica (8,8% da matriz) e a solar (1,7% da matriz), as quais não possuem qualquer compromisso com nosso planejamento energético.
Desta forma, sob o aspecto fonte energética, há um certo desprestígio da fonte hidrelétrica atualmente, uma vez que não se cogita novos grandes empreendimentos por razões ambientais, portanto a projeção deste setor é diminuir proporcionalmente sua participação na matriz até 2025. Dentro deste diapasão, começa a surgir um fator de incerteza: como garantir o suprimento em caso de escassez hídrica? Apenas com as térmicas? A experiência tem sido bem cara (vide as bandeiras tarifárias dos últimos meses).Uma das soluções para esta questão, é complexa explicação sobre a separação lastro de energia, ou seja, as usinas contratadas para fornecimento de energia não mais terão a sobrecontratação para fornecimento de lastro. Ou seja, hoje cerca de 10% da potência (capacidade) da usina é uma reserva de lastro. Em contraprestação a esta questão haverá a contratação de empreendimentos especificamente para a reserva de capacidade, ou seja, eles serão contratados especificamente para serem o lastro do sistema, desonerando todas as demais usinas de possuírem excesso de potência não utilizável. O primeiro leilão de reserva de capacidade já ocorreu em 2021.
Um segundo ponto, que a modernização do Setor Elétrico promete, é a libertação de consumidores cativos que consumam mais de 500 kW (hoje só há liberdade de contratação para aqueles que consomem mais que 3000 kW). Lembramos que o mercado de contratação regulado (chamado de ACR) possui consumidores cativos, ou seja, consumidores que estão dentro de área das de concessão e que garantem o retorno dos investimentos dos empreendedores que construíram as usinas. Assim liberação para o mercado livre deverá acontecer paulatinamente em até 42 meses (de acordo com projeto de lei em andamento), para evitar instabilidade jurídica ao sistema.
Um terceiro aspecto, bastante divertido é a possibilidade de geração distribuída, ou seja, o consumidor pode se tornar um produtor, basta dispor de certo capital para criar sua microgeração em casa. Uma vez que este consumidor realize este investimento, é muito improvável que regresse ao sistema, está livre para sempre, pagando apenas tarifas mínimas pelo uso do fio.
Combinando a mudança da matriz energética que tende a utilizar mais as fontes intermitentes, com o aumento de consumidores livres e até mesmo proumidores (consumidores que produzem) está lançado o desafio de abraçarmos um sistema novo, sem gerar instabilidades, devendo sempre estarmos alertas para que interesses legítimos sejam os interesses a serem considerados nesta modernização.
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Teltex: Teltex no Porto do Pecém: detecção de incêndio em larga escala e infraestrutura crítica sob controle
O Complexo Portuário do Pecém, no Ceará, representa um marco…
LCM International Realty: Rua dos Limites: Elegância e conforto com vista mar
Apresentamos o Rua dos Limites, um projeto residencial único, localizado…
Portuguesa SAF: Lusa bate recorde no Instagram e chega a 10 milhões de visualizações
10 milhões. Esse é o total de visualizações que a…
Mental One: Tecnologia emocional: Ferramentas digitais de monitoramento e intervenção em saúde mental
A saúde mental no trabalho deixou de ser um tema…
The Life Curators: Como a The Life Curators eleva a jornada do cliente
Num mundo cada vez mais saturado de opções, o verdadeiro…
Scotwork: A arte de negociar resgates de reféns
Quando contei aos meus amigos que estava trabalhando com cursos…
Portuguesa SAF: Lusa supera 11 mil sócios-torcedores, vê base crescer e estuda repetir promoção no futuro
A Portuguesa já começa a colher os frutos da promoção…
The Life Curators: Retorno de Alta Performance
Agosto, no Brasil, pode não ser o mês tradicional das…
Mental One: Gestão de Crises Emocionais no Ambiente Corporativo: Protocolos e Preparação
O bem-estar emocional dos colaboradores vem ganhando protagonismo nas estratégias…
Virgínia Haag: Você está vivendo sua carreira ou apenas reagindo a ela?
Essa semana, Virgínia Haag trouxe uma reflexão essencial para quem…
Teltex: Com soluções integradas de videomonitoramento, controle de acesso e sensores inteligentes, os portos de Salvador, avançam para um novo
A gestão moderna de terminais portuários exige mais do que…
Teltex: CODEBA & Teltex videomonitoramento inteligente e arquitetura integrada de segurança portuária
Os portos brasileiros estão em constante transformação, acompanhando a crescente…