Notícias
- Home
- Associados
- Avaliações de Empresas: Importância & Métodos [HM Consultores]
Avaliações de Empresas: Importância & Métodos [HM Consultores]
Num mercado cada vez mais competitivo, conhecer o valor da empresa é uma vantagem competitiva fundamental para qualquer empresário, quer para sustentar decisões de investimento em situação de captação de capital, quer para a venda da empresa e/ou para avaliação da situação financeira e económica da mesma numa base recorrente.
Sabe-se que o valor da empresa pode ser influenciado e variar em função de fatores macroeconómicos. Assim, deter conhecimento acerca do valor da empresa ajuda o empresário a tomar decisões em momentos críticos, agir de forma rápida e tomar boas decisões de planeamento estratégico. Deste modo, a avaliação deve preferencialmente ser feita periodicamente para que o valor seja atualizado, refletindo as tendências do mercado e as mudanças verificadas na empresa ao longo dos seus exercícios.
O valor de uma empresa não é definido apenas em função dos seus ativos, mas tem também em conta os rendimentos que esta poderá gerar no futuro, assentes no seu potencial de crescimento e no que se perspetiva ser a conjuntura do mercado. Assim, para se obter a valorização de uma empresa, é possível recorrer-se a diversos métodos. A HMBO combina três métodos cumulativamente:
• Um dos métodos preferenciais para a avaliação de PME, como as que constituem 99,9% do tecido empresarial português, é o método dos cash-flows descontados. Este é o método de avaliação de empresas mais aceite, já que além de considerar os anos históricos da empresa e os seus ativos atuais, permite analisar a capacidade futura de geração de riqueza da empresa num período de tempo que geralmente varia entre 5 e 10 anos. Assim, e porque as empresas são organismos dinâmicos, quanto maior for o seu potencial de gerar valor no futuro, maior será também o seu valor.
• Outro método a referir é o dos múltiplos de mercado, que não é aconselhável que se analise individualmente, consiste determinação do valor da empresa pela comparação com empresas com atividades semelhantes, normalmente cotadas em Bolsa, através da informação recolhida acerca das transações internacionais ocorridas por empresas pertencentes ao mesmo setor, de onde se extraem os múltiplos médios de mercado.
• Por fim, o método patrimonial, que considera o valor dos ativos da empresa ao atual valor de mercado, tais como imóveis, equipamentos, stock, entre outros. Ao ativo são descontadas as dívidas e obrigações financeiras. Note-se que o valor da empresa apurado por este método não tem em conta a capacidade geração de riqueza futura da empresa e, por isso, é geralmente menor do que o valor calculado pelos dois métodos supracitados.
Com base nestes métodos, no conhecimento do mercado atual e na expectativa do panorama de mercado no futuro, considera-se de suma importância a realização da avaliação da empresa, por forma a aumentar o seu potencial competitivo na medida em que o gestor ao saber com maior exatidão quais os impactos que as suas estratégias terão no negócio poderá melhor alocar os seus recursos. Além das decisões mais pontuais e estratégicas, a avaliação da empresa funciona também como uma ferramenta para gerir o negócio com mais eficiência.
Joana Lobo, Consultora Corporate Finance
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Concierge Residencial: O Novo Padrão de Serviços em Condomínios de Alto Padrão [The Life Curators]
Inspirado nos serviços oferecidos em hotéis de alto padrão, o…
Excelência no direito, da máquina de escrever à inteligência artificial [Reis Advogados]
Quando olho para a estrutura atual do Reis Advogados, que…
Radares inteligentes: tecnologia invisível para segurança de perímetros complexos [Teltex]
A evolução das ameaças à segurança patrimonial e operacional em…
Convite: Jantar Solidário IPND [Teresa Simões Arquitetura e Interiores]
A Arquiteta Teresa Simões convida todos para o Jantar Solidário…
Futebol e networking: Taça Lusa é sucesso no Canindé [Portuguesa SAF]
A Portuguesa SAF e a AICEP (Agência para o Investimento…
Cidadania ou visto: qual o melhor caminho para viver legalmente na Europa? [Start! Be Global]
Descubra se o melhor caminho para morar legalmente na Europa…
Convite: Evento Portugal Investment by Global Citizens 2025 [Bison Bank]
Num cenário global em constante redefinição, como pode Portugal, destacar-se…
Como treinar líderes para conversas difíceis com empatia e eficácia [Mental One]
Todo gestor, em algum momento da carreira, precisa conduzir conversas…
O verdadeiro valor está em cuidar do tempo das famílias [The Life Curators]
Num cenário onde a complexidade da vida moderna cresce a…
Portuguesa SAF e AICEP promovem evento no Canindé [Portugal SAF]
A Portuguesa SAF e a AICEP (Agência para o Investimento…
Caos no Aeroporto de Lisboa: o que muda com o novo sistema europeu de fronteiras e como se preparar [Start! Be Global]
Filas de até quatro horas marcaram o primeiro dia do…
O estilo de vida no Príncipe Real [Conexão Europa Imóveis]
O Príncipe Real é conhecido pela sua atmosfera sofisticada e…











