Notícias

You are here:

Cardiologista da BP lança livro para desmistificar preconceitos sobre cirurgia cardíaca [BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo]

A obra propõe uma reflexão para pacientes e familiares, mostrando formas de encarar de “peito aberto” operação e tratamento cardíaco

Com linguagem simples e envolvente, o médico cardiologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, André Gasparoto, convida pacientes, familiares e população geral para uma reflexão sobre a jornada da cirurgia cardíaca. Em sua segunda obra, “Cirurgia Cardíaca – como encarar de peito aberto”, publicada pela Editora Manole, o autor perpassa os caminhos percorridos por aqueles que necessitam de uma cirurgia no coração, desde os primeiros exames diagnósticos até o retorno para a rotina habitual. 

 

De acordo com o especialista, o principal objetivo do livro é quebrar preconceitos. “A ideia é desmistificar sem banalizar a complexidade de uma cirurgia cardíaca, um tema que é tão relevante e que, em algum momento, fez ou fará parte da maioria das famílias dos brasileiros”, conta. Em 2021, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) anunciou que cerca de 30% da população brasileira é afetada por doenças cardíacas, o que resulta em mais de 300 mil mortes anualmente. Além disso, só no último ano foram realizadas 4.748 mil cirurgias cardíacas em adultos pelo SUS, o que corresponde a 86% de todas as cirurgias cardíacas no Estado de São Paulo, além de outras 45 cirurgias em crianças de 0 a 12 anos.

 

Para o médico da BP, a literal cirurgia cardíaca é apenas uma das etapas do atendimento. “O pré-operatório, pós-operatório e demais fases da reabilitação do paciente são fundamentais. Por conta disso, a obra aborda a jornada completa para que todos consigam entender a importância da sincronia desses estágios”, explica. 

 

Traduzir para o público leigo os detalhes altamente complexos de uma indicação cirúrgica é um desafio, lembra o chefe de cirurgia cardiovascular do Hospital BP, Noedir Stolf, que assina o prefácio do livro. “O autor faz uma reflexão sobre a vida, analisa os fatores médicos que influenciam a plena recuperação e o ganho de qualidade de vida. Faz considerações que se baseiam em sua vasta experiência, mas, sobretudo, pondera uma visão pessoal, humanística, controversa, às vezes, mas que mostra o ser humano especial que é”, enfatiza. 

 

A obra “Cirurgia Cardíaca – como encarar de peito aberto” conta com 18 capítulos, apresentação, preâmbulo, introdução e bibliografia consultada. O lançamento oficial e noite de autógrafos acontece no próximo dia 18 de agosto, às 19 horas, na livraria da Vila do Shopping Pátio Paulista, na Rua Treze de Maio, 1947 – Bela Vista, São Paulo – SP.

 

Serviço:

Lançamento do livro: “Cirurgia Cardíaca – como encarar de peito aberto”

Editora: Manole

Número de páginas: 128

ISBN: 978-85-204-6216-4

Local: Livraria da Vila – Shopping Pátio Paulista

Rua: Treze de Maio, 1947 – Bela Vista, São Paulo – SP

Horário: 19 horas. 

 Fonte: Assessoria

Notícias Relacionadas