Carta Mensal Aware – Setembro 2022 [Aware Investments]

Gostaríamos de compartilhar os destaques da CARTA MENSAL AWARE ref. setembro/2022.

Clique aqui para conferir

Internacional

•   No mês de setembro o cenário global seguiu deteriorando. Em resposta a um desafiador cenário inflacionário, os bancos centrais seguiram firmes nos ciclos de altas de juros.
  •   Os EUA aumentaram pela terceira vez consecutiva a taxa de juros em 0,75 pontos percentuais, indicando uma tendência de juros mais alto por um tempo. O FED indicou que é improvável um ciclo de baixa de taxa de juros para 2023. A perspectiva é que os juros possam chegar a 4% ao final de 2023.
  •   Na Europa, o BCE decidiu por elevar a taxa de juros em 75 bps, adotando um tom de maior preocupação com o cenário de inflação na Europa, motivando uma reprecificação por parte do mercado para uma taxa terminal de 3%, patamar muito elevado frente ao histórico na região. As políticas econômicas do continente vêm se apresentando reativas, a exemplo da Alemanha, que anunciou um plano de € 200 bilhões como ajuda para consumidores e indústria lidarem com a alto custo de energia.
  •   Na China, o comitê executivo do partido chinês decidiu realizar o 20° Congresso do Partido no dia 16 de outubro, quando revisará o trabalho do partido nos últimos cinco anos, além de analisar o futuro da política econômica e social do país. Podemos destacar uma desaceleração do setor imobiliário e o não abandono da política de “Covid Zero”.

Brasil

•   No quadro doméstico, o ciclo de aumento da taxa de juros parece ter chegado ao fim, mas o Banco Central seguirá vigilante. Parte do mercado segue precificando o início do ciclo de baixa já no primeiro semestre de 2023.
  •   Os ativos locais se comportaram relativamente bem, com os juros sendo o ático de melhor performance.
  •   O país está diante de um importante processo de desinflação, com os índices vindo melhores do que o esperado.
  •   O 1° turno das eleições confirmou a liderança de Lula, mas mostrou que Bolsonaro está mais forte do que as pesquisas apontaram. A nova formulação do Congresso assim como os resultados para governadores, também evidenciou a força do bolsonarismo e dos partidos conservadores em geral.

Bolsas | Juros & Câmbio

•   Em setembro, o mercado acionário brasileiro performou positivamente, com o ibovespa se valorizando 0,47%, descolando-se das principais bolsas globais em um mês de bastante volatilidade .
  •   A evolução dos acontecimentos externos permitiu que o dólar se fortalecesse, globalmente, contra as principais moedas do mundo.
  •   O Dólar (DXY) apresentou fortalecimento nos últimos 30 dias. A deterioração do quadro macroeconômico do Reino Unido serviu de elemento adicional para o fortalecimento do DXY.

Perspectivas

•   Para o IPCA, passamos a projetar para final de 2022 em 5,4%, bem abaixo dos 6,5% projetados anteriormente.
  •   Esperamos dados de inflação mais comportados nos próximos meses, o que deve trazer algum alívio à curva de juros.
  •   De forma geral, entendemos que a bolsa brasileira está precificada a múltiplos bastante atraentes, já embutido boa parte do risco do cenário macroeconômico e político.