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Cidadania Portuguesa aprovada, e agora, o que fazer? [Start! Be Global]

A obtenção da cidadania portuguesa é uma grande conquista, permitindo acesso a uma série de benefícios, como a livre circulação na União Europeia, mais oportunidades profissionais e acesso a serviços públicos de qualidade. No entanto, muitas pessoas ficam em dúvida sobre os próximos passos após a aprovação.

 

Afinal, como solicitar o passaporte português? Quais registros precisam ser atualizados? Quais direitos e deveres vêm com a nacionalidade? Vamos explicar como você pode aproveitar ao máximo sua nova cidadania.

 

Além disso, mostraremos como a Start! Be Global pode auxiliar nesse processo, garantindo que você regularize sua documentação e aproveite todas as vantagens da cidadania portuguesa sem burocracias desnecessárias.

 

Primeira Etapa: Solicitação do Cartão de Cidadão Português

 

O Cartão de Cidadão é o primeiro documento oficial que você deve solicitar após ter a cidadania portuguesa aprovada. Sem ele, não é possível tirar o passaporte nem acessar serviços públicos em Portugal.

 

Esse cartão reúne, em um só documento, dados de identidade, número de contribuinte (NIF), número da Segurança Social e número de utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Ele funciona como a sua identidade civil portuguesa.

 

Onde solicitar o Cartão de Cidadão?

 

Você pode fazer a solicitação em Portugal, nos balcões do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) ou nos Espaços Cidadão. Se estiver fora de Portugal, o pedido pode ser feito nos consulados e embaixadas de Portugal presentes no seu país de residência.

 

Documentos necessários para o Cartão de Cidadão:

 

– Certidão de nascimento portuguesa atualizada, emitida após a concessão da nacionalidade.

– Documento de identidade do país de origem.

– Comprovante de residência atualizado.

– Comprovante do agendamento (em caso de atendimento consular).


Leia a matéria na íntegra clicando aqui. 

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