Notícias

You are here:

EDP apresenta soluções de Geração Distribuída e Mercado Livre na Exposhopping [EDP]

Maior feira de negócios do segmento de shopping centers deverá receber 12 mil visitantes

A EDP, companhia que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, terá um estande na Exposhopping, maior feira de negócios do setor de shopping centers. O evento acontece de 22 a 24 de junho, reunindo os principais decisores do setor e grupos empreendedores, além de fornecedores de todos os segmentos. São esperados 12 mil visitantes no evento. 

 

Além do estande, a EDP terá Diogo Baraban, diretor de Solar Centralizado e Comercialização de Energia da Empresa, como palestrante no painel Geração Distribuída e Mercado Livre, no dia 23, às 15 horas. As duas modalidades representam possibilidades de solução para shoppings e outros empreendimentos do varejo a fim de reduzir e controlar os custos com energia elétrica. 

 

Atualmente, a EDP está entre os principais players do setor de geração distribuída (GD), com 104 MWp de contratos já assinados. A geração solar está entre os eixos estratégicos para o crescimento da EDP no Brasil. Apenas em GD, a Empresa visa chegar a 500 MWp até 2025. Desde 2015, a regulação do setor elétrico permite o compartilhamento de energia de mini ou microgeração entre dois ou mais consumidores. Neste modelo de negócio, por meio da geração compartilhada solar, a EDP oferece cotas de uma usina solar construída e gerenciada por ela. O pagamento dessas cotas é feito mensalmente, como um aluguel pelo uso da usina solar. 

 

Por sua vez, o mercado livre de energia representa outra possibilidade de redução de custos para os consumidores.  A EDP atua no mercado de comercialização de energia desde 2001, sendo a quinta maior comercializadora privada e a maior na modalidade varejista, com aproximadamente 700 empresas atendidas. Com a abertura do mercado para todos os consumidores, que deve acontecer nos próximos anos, há uma tendência de que parte da energia comercializada virá do segmento de geração distribuída. Haverá, por exemplo, a construção de pequenas usinas solares e venda de cotas para atender ao consumo de pequenas e médias empresas (PMEs).

 

A Exposhopping será realizada na Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O evento ocupará uma área de 15 mil m² com mais de 100 expositores. Este ano, a feira terá uma área exclusiva dedicada à inovação e tecnologia, o espaço Shopping do Futuro. A entrada no espaço da feira é gratuita, com inscrições sendo realizadas no local.

 

Sobre a EDP no Brasil

Presente há mais de 25 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 16 anos.

 
Fonte: Assessoria

Notícias Relacionadas