Notícias
- Home
- Associados
- EDP forma primeira turma da escola de eletricistas exclusiva para pessoas trans em São Paulo [EDP]
EDP forma primeira turma da escola de eletricistas exclusiva para pessoas trans em São Paulo [EDP]
Projeto oferece formação profissional completa e possibilidade de contratação
A EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Litoral Norte e Vale do Paraíba, realizou na última sexta-feira (03) a formatura da sua primeira turma da Escola de Eletricistas afirmativa para pessoas trans. A cerimônia foi realizada na Escola SENAI Dr. Celso Charuri, em Guarulhos, e teve a participação da diretora da EDP no Estado, Cristiane Fernandes, a gestora executiva da companhia, Glaucia Santos, além da cofundadora da plataforma de recrutamento TransEmpregos e parceira da EDP neste projeto, Maite Schneider.
Iniciativa pioneira no setor elétrico, a Escola de Eletricistas afirmativa para pessoas trans reafirma o compromisso da EDP de direcionar pelo menos 50% das contratações para profissionais de grupos sub-representados, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, LGBTQIAP+ e 50+.
Durante o curso, os participantes contaram uma formação profissional completa, ministrada pelo SENAI, receberam também materiais didáticos, uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de bolsa-auxílio e almoço no local.
Além da capacitação técnica, a escola ofereceu um módulo voltado ao desenvolvimento de competências comportamentais, ministrado por Maite Schneider.
A EDP também disponibilizou seu Programa de Assistência Social para estudantes do curso. Esta iniciativa oferece acolhimento humanizado por meio de um canal que funciona 24h, sete dias por semana, com ligação gratuita e confidencial. O programa oferece suporte psicológico, em serviço social, previdenciário e jurídico.
“Fomentar a educação a partir de ações intencionais e propositivas é fundamental para gerarmos oportunidades às populações mais vulnerabilizadas. Ao promover uma jornada de desenvolvimento e capacitação profissional, a escola será um passo em direção à cidadania, empregabilidade e acolhimento da população trans”, afirma Fernanda Pires, vice-presidente de Pessoas e ESG da EDP no Brasil.
A EDP tem trabalhado a diversidade em todas as áreas da Companhia. Em 2018, a empresa foi pioneira ao criar a primeira escola de eletricistas afirmativa para mulheres. Ao todo, são 4 turmas já concluídas, 59 mulheres formadas e cerca de 70% das profissionais contratadas pela EDP e empresas parceiras.. Atualmente, duas turmas estão em andamento em Serra (ES), com previsão de formatura para setembro de 2022.
O curso
Com carga horária de aproximadamente 500 horas e cerca de três meses de duração, a Escola de Eletricistas é gratuita e tem como foco a qualificação e capacitação de pessoas para a profissão de eletricista de redes de distribuição de energia. A iniciativa é uma parceria da EDP com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Após a finalização do curso, os estudantes recebem certificado chancelado pelo SENAI e permanecem no banco de talentos da EDP, podendo participar de processos seletivos para vagas efetivas.
O curso conta com aulas teóricas e práticas a respeito dos princípios e leis que regem o funcionamento de sistemas elétricos. O intuito é promover aprendizado sobre os procedimentos e técnicas necessárias para planejamento, execução, avaliação e inspeção das redes, bem como sobre manutenções preventivas e corretivas, dentro das normas técnicas e de segurança. Ao término do curso, a expectativa é que essas pessoas estejam capacitadas para o mercado de trabalho.
Fonte: Assessoria
- Publicado a
Notícias Relacionadas
Renault Trucks lança Pack Manutenção com 50% de desconto para aumentar disponibilidade e eficiência das frotas [Nors]
Movidos pelo progresso, e assente no legado de mais de…
The Life Curators: A Lei da Nacionalidade levanta uma questão maior: como continuará Portugal a competir pelo talento?
As recentes alterações à Lei da Nacionalidade voltaram a colocar…
Últimas vagas: Treinamento Avançado de Negociação [Scotwork]
Condição especial para membros da Câmara Portuguesa de Comércio.
A Inteligência Artificial precisa de regras. As empresas precisam de pessoas preparadas [The Life Curators]
A partir de 2 de agosto, a União Europeia dá…
Bison Bank torna-se o primeiro Prestador de Serviços de Criptoativos, regulado pelo MiCA, em Portugal [Bison Bank]
O Bison Bank tornou-se o primeiro banco em Portugal autorizado…
Portugal está atraindo cada vez mais investimento internacional. Estamos preparados para o que vem depois? [The Life Curators]
Nos últimos meses, diversos estudos internacionais voltaram a destacar Portugal…
Um mestrado, um MBA em menos tempo: uma nova equação para acelerar carreiras entre o Brasil e Portugal
Para profissionais brasileiros que consideram uma experiência académica internacional, a…
Renault Trucks leva à IAA 2026 novas soluções para acelerar a descarbonização do transporte rodoviário [Nors]
A Renault Trucks irá apresentar, de 15 a 20 de…
A Inteligência Artificial precisa de regras. As empresas precisam de pessoas preparadas [The Life Curators]
Nesta semana, Genebra recebe um dos mais importantes encontros mundiais…
Nors nomeia Pedro Ferreira Monteiro para liderar a operação Volvo Trucks and Buses em Portugal [Nors]
Porto, 2 de julho de 2026 – A Nors anuncia…
The House View [AndBank]
Este House View reúne a visão do time de Investimentos…
O comportamento que trouxe você até aqui pode não levar você ao próximo nível [Virgínia Haag]
O comportamento que trouxe você até aqui pode não levá-lo…











